Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/04/2013 - 16h59min

Eskudlark quer solução para problemas de segurança em Saudades

Imprimir Enviar
Deputado Mauricio Eskudlark (PSD)

"Infelizmente, a Polícia Civil está sem comando, sem liderança e sem firmeza no combate ao crime em Santa Catarina”, lamentou o deputado e ex-delegado, Mauricio Eskudlark (PSD) ao criticar, em plenário, a omissão dos órgãos de segurança pública com relação à onda de violência que está acontecendo no município de Saudades, na região Oeste. O município não tem delegado nomeado e existe apenas um policial por turno, no período da noite, o que impede o atendimento de ocorrências.

A prisão de um agricultor que matou um ladrão em legítima defesa na noite de terça-feira (2), repercutiu no plenário motivando discurso e criticas do deputado Maurício, bem como de outros parlamentares. “Por falta de resposta das forças de segurança, a comunidade esta procurando fazer justiça com as próprias mãos, o que é ilegal e pode causar a desmoralização da polícia e o descrédito na Justiça. Isso pode provocar o caos social”, alertou.

O deputado Eskudlark também analisou o fato no aspecto técnico-jurídico e afirmou que a prisão em flagrante foi mal aplicada no caso do agricultor, pois ele reagiu em legítima defesa e se apresentou espontaneamente, situação que descaracteriza o flagrante. "O caso afronta a legislação penal. O agricultor esperou no local a chegada da polícia, deveria ter sido ouvido e liberado, mediante instauração de inquérito policial”, disse.

Mauricio lembrou que ele e outros deputados, como Dirceu Dresch (PT), tentaram tratar do assunto e sobre a necessidade de mais estrutura policial para o município de Saudades com o comando da Policia Civil, mas não foram atendidos. Para Eskudlark há inércia e desrespeito. Conforme o deputado, quando um político procura um órgão ou autoridade pública, ele o faz representando o interesse da comunidade, por isso cobra mais respeito aos parlamentares e recomenda que o comando da segurança deve ouvir mais  a classe política e a sociedade.

Eleições na Adepol
Nesta sexta-feira, 5, acontece a eleição do novo presidente da Associação dos Delegados de Policia de Santa Catarina (Adepol-Sc). A disputa envolve o candidato à reeleição, delegado Renato Hendges, O Renatão, e o delegado Ulisses Gabriel, pela chapa de oposição.  Para o deputado e ex-delegado Mauricio Eskudlark, qualquer que seja eleito tem experiência para desenvolver um bom trabalho em prol da categoria. O parlamentar disse também que já conversou com o secretário da Fazenda do Estado, Antonio Gavazzoni, e que está em andamento um estudo do governo para corrigir as perdas salariais dos servidores do setor de segurança pública. “Estamos em busca do melhor possível diante das condições financeiras do estado”, afirmou.

Voltar