Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/09/2014 - 12h16min

Eskudlark quer aumento na convocação dos aprovados no concurso da Polícia Civil

Imprimir Enviar
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Mauricio Eskudlark (PSD) enviou expediente ao governo do estado e secretaria de Segurança Pública (SSP) apoiando e reforçando o pleito da Comissão dos Aprovados no Concurso para Agente da Policia Civil de Santa Catarina que pedem o aumento do número de chamados para o teste de aptidão física. Devido à necessidade de aumento do efetivo da categoria no Estado, a proposta é para que se chame um número maior do que os mil candidatos aprovados e previstos no edital. A justificativa é que seria menos oneroso para o governo ter um banco de reservas com aptos ao cargo, do que abrir concurso cada vez que houver necessidade de aumentar ou suprir o efetivo, já defasado.

Segundo o deputado e ex-delegado de Policia, o concurso é dividido em cinco etapas e mais de 8 mil candidatos teriam atingido a nota média para a segunda etapa, o teste físico. Diante disso, sugere que de 2 mil a 3 mil poderiam ser chamados, o que é plausível, devido ao grande número de eliminações ou desistências nas demais etapas, conforme aponta.

Outra sugestão de Eskudlark, dentro da viabilidade legal, é deixar em aberto a validade deste último concurso, que ofereceu 364 vagas, para os próximos quatro anos, possibilitando que novas turmas de classificados possam ser chamadas neste período, dentro das necessidades de efetivo, “resultando em economia para o governo.”

A situação atual do estado é que a Lei Nº 453/2009 prevê 5.997 policiais civis em Santa Catarina, mas  atualmente existe um efetivo de 3.412 profissionais, com uma defasagem de 2.585 policiais civis. Além disso, aproximadamente 400 destes policiais já entraram com pedido de aposentadoria e mais de mil da atual corporação já estariam em condições de aposentadoria. “Houve um período, há mais de 10 anos atrás, em que o estado ficou muito tempo sem fazer concurso gerando a atual defasagem de efetivo”, comenta Eskudlark.

 

Voltar