Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2018 - 14h46min

Escassez do milho: “Este cenário é absurdo”, afirma Natalino

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare FOTO: Guilherme Garcia / Divulgação

A dramática situação do abastecimento do milho em Santa Catarina, um dos principais assuntos debatidos pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa nos últimos anos, foi destaque na imprensa estadual e no parlamento catarinense nesta quinta-feira, 26.

Na tribuna, o presidente da comissão, deputado Natalino Lázare (PODE), apresentou aos parlamentares as páginas 6 e 7 do Diário Catarinense que mostram como a escassez do milho no mercado provoca aumento de preços e custos mais elevados para os produtores de aves e suínos fazendo com que muitos desses trabalhadores desistam de produzir em Santa Catarina.

“A questão do milho é um dos grandes gargalos da economia catarinense. Produzimos cerca de 3 milhões de toneladas e consumimos o dobro deste total. Nós não temos infraestrutura de armazenagem e isso faz com que o produtor venda o grão a preço de mercado e, geralmente na safra, esse valor é sempre baixo. Infelizmente não temos muitas alternativas, somos muito dependentes do milho que vem de fora do Estado, de locais como Mato Grosso, Argentina e até mesmo Estados Unidos”, ressalta o deputado Natalino.

O parlamentar destaca ainda que foram realizadas diversas audiências, tanto no Estado quanto no Ministério da Agricultura, para que o Governo Federal se sensibilize e traga para Santa Catarina o milho do Centro-Oeste brasileiro, onde o grão é mais barato e abundante.

“Este cenário é absurdo. Enquanto os produtores catarinenses sofrem pela escassez, o Brasil exporta para os EUA. Parece uma brincadeira, o mesmo navio que leva o milho pra lá, é o que voltará carregado 15 dias depois devido à falta do grão aqui. Ao invés de estimular a geração de emprego e renda no Brasil, estamos promovendo isso em outros países, devido a falta de logística e planejamento por parte do governo federal”, aponta Natalino.

Preço do milho
Os dados apresentados na reportagem mostram que enquanto os suinocultores e avicultores passam por momentos complicados, a situação é mais favorável para quem decidiu cultivar o milho ou tem o produto armazenado. A convergência dos fatores fez o preço do grão subir acima do esperado. Em abril de 2017 o preço da saca de 60 quilos estava R$ 31,50 e em abril deste ano o valor chegou a R$ 43,00, deixando a situação economicamente inviável para os produtores de suínos e frango.

Alternativas
O deputado Natalino Lázare explica que Santa Catarina tem empecilhos por parte do governo federal que impossibilitam a logística em Dionísio Cerqueira e até mesmo no município de Paraíso, no Extremo-Oeste.

Outra alternativa, de acordo com o parlamentar, é aumentar a produção do milho no Estado, investido em tecnologia de ponta, ou seja, produzir mais com a mesma área que já temos, e outra opção é conquistar mais área plantada, que há disponibilidade, porém depende dos índices de mercado. O deputado completa ainda que a armazenagem é imprescindível para reter o milho produzido em Santa Catarina e também trazer o grão de fora quando o preço estiver mais barato para estocá-lo aqui para se ter uma garantia.

 

 

 


Assessoria de Comunicação - (48) 3221-2638
Jornalistas:
- Fabian Lemos
fdeoliveiralemos@gmail.com - (48) 9 9830-9943
- Guilherme Garcia
guilherme@alesc.sc.gov.br - (48) 9 8406-4891

Voltar