Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/06/2020 - 11h31min

Entidades da Assistência Social apresentam reivindicações a Moisés

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti coordena comitê e frente parlamentar ligados à assistência social
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Nesta terça (23), uma audiência com o governador Carlos Moisés da Silva tratou da política pública de Assistência Social em Santa Catarina. O encontro foi solicitado pelo Comitê Estadual Suas-SC Covid-19: em defesa da vida, em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social em SC, ambos coordenados pela deputada Luciane Carminatti (PT).

Durante a audiência, representantes dos usuários, trabalhadores e gestores do setor abordaram as preocupações em relação à gestão estadual do Suas e apresentaram a Moisés demandas reprimidas nos últimos anos e a necessidade urgente de um plano de atuação durante e pós-pandemia.

“Passaram-se 90 dias e ainda não temos um plano de emergência para o Suas, o que nos obriga a dar respostas sem planejamento. E esse planejamento também precisa ser conjunto, o controle social tem de ser considerado como parceiro, participar efetivamente das discussões e elaborações das políticas públicas”, destacou Cleide Oliveira.

A representante dos trabalhadores do Suas ainda apontou a falta de orientação técnica, de equipes suficientes e de equipamentos de proteção individual no exercício da profissão. “O Estado precisa ser proativo e tratar a assistência social como serviço essencial que é”.
 
Governador assume compromisso com o setor
Moisés admitiu que o governo tem de desenvolver capacidade de gastar, investir mais em recursos humanos na Secretaria de Desenvolvimento Social e ampliar o orçamento.
 
“Nós podemos nos organizar, afinal, sabão na ponta não pode faltar, por exemplo. Esta capilaridade a gente só vai conseguir em parceria com os municípios, por isso, vejo essa audiência como uma semente para nos alinharmos mais, para traçarmos metas do que a gente pode fazer e nos unirmos para resolver demandas com mais facilidade. Vejo que o estado pode trabalhar de mãos dadas com a Fecam, fazer um grande projeto dentro e pós pandemia, porque da mesma forma como queremos salvar empregos, queremos manter a vida.”
 
O governador admitiu que os recursos são insuficientes mas destacou que o cofinanciamento aumentou entre 2015 e 2020 e falou em criatividade para ampliar a captação de investimentos ao setor, por meio de parcerias com a iniciativa privada, por exemplo, e defendeu a transparência de dados.
 
Avaliação da audiência
Ao final da audiência, a deputada Luciane Carminatti reforçou a necessidade de se construir ações coletivas no setor e apontou diferenças no orçamento. “Sempre faltou recurso para a assistência social, agora isso fica ainda mais evidente. Mas todos queremos fortalecer o Suas, para isso, precisamos abrir um canal de diálogo”. Para a parlamentar, a audiência não avançou em encaminhamentos, mas foi importante para contextualizar o governador e gerar compromisso.
 
A conselheira Cleide Oliveira disse que o momento foi histórico para o setor e serviu para exigir do governador, como chefe do Poder Executivo que é, que o estado seja garantidor de direitos e defensor da vida, principalmente daqueles menos favorecidos socialmente. “Dizer que exigimos, sim, mas também nos colocamos à disposição para construirmos juntos, trabalhadores, conselheiros, usuários. Estamos aqui para cobrar que a assistência social seja reconhecida como política pública de direito.”
 
Ao final da audiência, um documento assinado pelas entidades que compõem o comitê e a frente parlamentar foi enviado ao governador.
 
TALITA ROSA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI
Contato: (47) 99722-2019 / (48) 3221-2662
imprensa@lucianecarminatti.com.br

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar