Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/05/2017 - 12h41min

Encontro debate conquistas e avanços na atenção à gestante em SC

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima

Os avanços e conquistas na atenção à gestante, puérpera e recém-nascido, assim como da Rede Cegonha no estado, vão pautar o I Encontro Sobre o Papel da Enfermagem Obstétrica, Neonatal e Obstetrizes na Saúde Catarinense. O evento será nos dias 1º e 2 de junho, na Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis.

“Santa Catarina, apesar de ter sido o último estado a pactuar a Rede Cegonha, tem sido pioneiro na discussão com a sociedade e principalmente com as mulheres dos caminhos para a melhoria dos índices relativos aos nascimentos”, aponta a deputada Ana Paula Lima (PT). A parlamentar, que é enfermeira, fez a articulação, junto com a Abenfo/SC – Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras, Neonatais e Obstetrizes, para a realização do evento em SC.

O I Encontro Sobre o Papel da Enfermagem Obstétrica, Neonatal e Obstetrizes na Saúde Catarinense está sendo organizado pela Alesc, através da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e da Comissão de Saúde, e foi articulado durante o 2º Congresso Nacional do Parto Humanizado, realizado em junho de 2016.

Parto domiciliar
Um dos destaques do encontro, no dia 2, será a posse da Comissão de Parto Domiciliar da Abenfo/SC, iniciativa pioneira e inédita no país e que tem como objetivo discutir e implementar ações para as equipes de parto domiciliar planejado.

A comissão, segundo a presidente, a enfermeira obstetra Luciane d’Avila, criou as normas para o acompanhamento dos partos domiciliares planejados. A iniciativa foi reconhecida pelo Coren / SC – Conselho Regional de Enfermagem através do parecer técnico Coren/SC  Nº 023/CT/2016 e utilizada pela Secretaria de Estado da Saúde para a redação  da Nota Técnica 004/2017, que estabelece a liberação da Declaração de Nascido Vivo (DNV) em caso de partos domiciliares no estado.

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia: 1º/06

8:00– Credenciamento

9:00 – Composição da mesa e cerimonial de abertura

10:00 – Palestra “Desafios da Enfermagem Obstétrica no Brasil e no Mundo” / Kleyde Ventura de Souza (Presidenta da Abenfo Nacional)

11:15 – Palestra “Experiência da Casa de Parto Angela: um modelo de atenção obstétrica de que certo” / Caroline de Oliveira Ferreira (Enfermeira chefe da Casa de Parto Angela – SP)

13:45 – Mesa de debate “Panorama e Perspectivas da Rede Cegonha no Estado de Santa Catarina”

Debatedoras:

Rita de Cássia Teixeira Rangel (Rede Cegonha – SES)

Tatiane Benincá (Hospital Tereza Ramos – Lages / SC)

Roberta Salvador (Hospital Santo Antônio – Blumenau/SC)

Rosimeire Pereira Bressan Batista (Maternidade Darcy Vargas – Joinville/SC)

15:30 – Filme sobre parto “Além D´Olhar”

17:00 – Palestra “Cuidado Humanizado no Início da Vida e suas Articulações com o Pré-parto, Parto e Puerpério” / Lucianed´Avila (enfermeira obstetra) e Maria Clara Krause (psiócologa)

Dia: 02/06

8:00 – II Reunião de Enfermeiras Obstetras e Obstetrizes e I Reunião de Enfermeiras Obstetras e Obstetrizes no Parto Domiciliar / Luciane d´Avila (enfermeira obstetra) e Maria Emília de Oliveira (enfermeira obstetra)

13:30 – Oficina de reanimação Neonatal / Letícia Colossi  (Professora Curso de Enfermagem UFSC)  e SolianeQuitolinaScapin (Enfermeira da Equipe Hanami – parto domiciliar planejado)

13:30 – Oficina de Emergências Obstétricas / Joyce Green Koettker (enfermeira obstetra) e Larissa Grandi (obstetriz)

16:45 – Posse da Comissão de Parto Domiciliar Planejado Abenfo / SC

17:30 - Encerramento

Voltar