Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/05/2019 - 14h25min

Alesc e TRE definem ações para ampliar participação feminina na política

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler em reunião no TRE

Uma série de encontros macrorregionais para debater a participação das mulheres na política é uma das ações que deverão anteceder a realização de um congresso internacional sobre o tema, previsto para o final de outubro em Florianópolis. A programação começou a ser discutida nesta terça-feira (28) durante reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), a presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, deputada Marlene Fengler (PSD), e o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Wilson Pereira Júnior.

Além de outras iniciativas, as instituições desenvolvem desde 2017 a campanha "Mulheres na Política - Elas Podem. O País Precisa", com o propósito de contribuir para a superação de um desequilíbrio na sociedade brasileira, que historicamente limita a participação das mulheres nas esferas do poder.

Ao observar que, apesar de serem maioria da população e do eleitorado, as mulheres têm baixa representatividade nos legislativos brasileiros, o juiz Wilson Júnior apresentou algumas propostas para aprofundar o debate e a conscientização sobre a relevância da participação feminina no cenário político. "Os partidos políticos hoje não existem sem as mulheres", destacou, ao considerar que as próximas eleições, em 2020, serão desafiadoras por conta das alterações da legislação eleitoral, que impedem as coligações nas proporcionais, por exemplo, e ao rigor com que o judiciário eleitoral tem atuado em relação às falsas candidaturas femininas. Wilson Júnior também sugeriu a criação de mais um pilar no Programa Qualifica, Mandato de Excelência, com o propósito de capacitar, entre abril e outubro, as candidatas aos pleitos do próximo ano, tanto às vagas nas Câmaras, quanto nos Executivos municipais.

O presidente da Alesc manifestou satisfação em relação às iniciativas apresentadas pelo TRE e solicitou à deputada Marlene Fengler que, na condição de presidente da Escola do Legislativo, desse total apoio aos projetos. Defensora da participação efetiva das mulheres na política, Marlene concordou com a manifestação dos demais de que a legislação deveria avançar no sentido de garantir não apenas aos partidos e coligações o preenchimento de 30% das candidaturas com mulheres. "A reserva deveria ser pelo número de cadeiras, vagas efetivas", defendeu. Na opinião da parlamentar, o modelo atual não é suficiente para fomentar a participação feminina no cenário político.     

O encontro no gabinete da presidência da Alesc também contou com a participação do gestor do Núcleo de Formação Política da Escola do Legislativo, Paulo Wilpert; da diretora de Comunicação da Alesc, Lúcia Helena Vieira; da vice-diretora da Ejesc, Isabella Bertoncini, e do secretário executivo da Ejesc, Airton Belarmino de Mendonça Teixeira. 


Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.com

Voltar