Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/03/2015 - 16h10min

Encontro com caminhoneiros destaca alta do ICMS do óleo diesel

Imprimir Enviar
Deputado João Amin (de azul) foi a Chapecó ouvir as reivindicações dos caminhoneiros. FOTO: Divulgação

Presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, o deputado João Amin - acompanhado dos deputados Mario Marcondes, Claiton Salvaro, Ismael dos Santos, Cesar Valduga e da deputada Luciane Carminati - reuniu-se na manhã desta segunda (2) em Chapecó, no trevo da BR-282, com representantes dos caminhoneiros autônomos e do Sindicato das Transportadoras.

A pauta de ambas as categorias é semelhante e inclui o valor do óleo diesel, tabela de custo de frete, preço do pedágio, aposentadoria e condição das estradas. O deputado João Amin chamou atenção para dois pontos que estão diretamente ligados à administração estadual: IPVA e ICMS. Segundo o deputado, um dos pontos emblemáticos que foi apresentado pelos caminhoneiros autônomos é que o ICMS do óleo diesel seja igualado ao do Paraná. "Vamos levar esta proposta ao governador com intuito de que seja feito um estudo avaliando a possibilidade de uma alteração nesta direção".

Um dos caminhoneiros que se manifestou em nome dos autônomos, Volnei Dazid explicou o que acarreta a diferença de R$ 0,12 no preço do óleo diesel entre os dois estados: "Nós, caminhoneiros catarinenses, estamos abastecendo no Paraná, vindo para casa com o tanque cheio e acabamos arrecadando e contribuindo com o ICMS do estado vizinho. Perdemos nós e perde o governo estadual também".

O deputado João Amin retorna ainda nesta segunda da região Oeste para a capital e vai agendar encontro com o governador o mais rápido possível. A intenção é que ao menos o ponto relativo ao ICMS do óleo diesel seja colocado em pauta na audiência.

Voltar