Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/04/2017 - 13h28min

Emenda de R$ 269 mil do deputado Natalino garante equipamento a hospital

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare e diretores do hospital de Videira

Diretores do SDS enalteceram a atenção e a efetividade do deputado Natalino nas questões relativas à Saúde da região

O deputado Natalino Lázare (PR) fez a entrega oficial, na manhã desta sexta-feira, de um aparelho de Laparoscopia e Endoscopia Urológica ao Hospital Salvatoriano Divino Salvador, de Videira. O equipamento possibilita intervenção cirúrgica minimamente invasiva, muito utilizada em cirurgias ginecológicas e urológicas ou outras (mesmo fora do abdome), garantindo mais conforto e segurança aos pacientes que necessitam de diagnóstico sobre os órgãos internos localizados na região abdominal.

O aparelho, que certamente ajudará a salvar muitas vidas, foi viabilizado através de emenda parlamentar, no valor de R$ 269  mil, do deputado Natalino Lázare ao Orçamento estadual. Na manhã desta sexta, ele foi recebido na instituição pelo diretor André Ragnini e pela irmã Janice, também integrante da diretoria do Divino Salvador.

Os dois diretores destacaram o avanço que o aparelho de Laparoscopia significa para o atendimento de pacientes em toda a região da Amarp, bem como enalteceram a atenção e a efetividade do deputado Natalino nas questões relativas à Saúde da região.

“Hoje todos sabem das dificuldades orçamentárias em todos os segmentos, por isso mais essa conquista é motivo de muita alegria e satisfação para nós. Preciso reconhecer, também, a atenção do governador Raimundo Colombo e do secretário Vicente Caropreso (Saúde), que têm sido sensíveis às demandas da nossa região,” assinalou Natalino Lázare.

Saiba mais:Em que consiste a laparoscopia? (Fonte: AbcMed)
Geralmente o paciente é internado e submetido à anestesia geral e, conforme a cirurgia, pode deixar o hospital no mesmo dia ou um pouco mais à frente. A laparoscopia consiste em que o médico faça uma pequena incisão na região a ser examinada ou tratada, por onde introduz o laparoscópio (aparelho por meio do qual irá visualizar e tratar a região abordada), que consiste em um fino tubo de fibras óticas, através do qual pode visualizar os órgãos internos e fazer intervenções diagnósticas ou terapêuticas. Outras pequenas incisões podem ser necessárias para introduzir os instrumentos cirúrgicos. Os instrumentos usados na videolaparoscopia são idênticos aos usados nas cirurgias tradicionais, só que mais delicados. Se a cirurgia for no abdome, uma certa quantidade de gás (dióxido de carbono) é introduzida dentro da cavidade abdominal a fim de expandi-la e criar um campo de trabalho para se realizar a cirurgia. Esta técnica tem a vantagem de ser minimamente invasiva e ocasionar, assim, um menor trauma cirúrgico, menos sangramento intraoperatório, menor dor pós-operatória, recuperação pós-cirúrgica mais rápida e retorno mais cedo às atividades habituais e ao trabalho, além de menores cicatrizes. Ela reduz a taxa de infecções e a ocorrência de aderências pós-operatórias e também pode ser utilizada em outros tipos de cirurgias, como em operações nas articulações (artroscopias), por exemplo, principalmente em cirurgias no joelho. Além dessas, praticamente todas a cirurgias ginecológicas (cistos de ovário, dilatação das trompas, torção de ovário, gravidez ectópica, etc.) e urológicas podem ser realizadas por laparoscopia. A retirada e os prolapsos do útero, bem como a cistocele (prolapso da bexiga – “queda da bexiga”) ou retocele (prolapso do reto) também podem ser tratadas por laparoscopia.

 

Fabian Lemos
Jornalista profissional – DRT-SC 01187 JP
48 9830-9943

Voltar