Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/07/2019 - 13h59min

Sopelsa destaca que acredita em Concórdia - “temos um povo que trabalha”

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa sendo entrevistado na Rádio Aliança, de Concórdia

 

Resolver o problema de abastecimento de água e unir esforços para obras das paralelas na BR 153 devem ser prioridades na opinião do parlamentar. O deputado Moacir Sopelsa (MDB) participou no sábado, juntamente com ex-prefeitos de um programa especial, na rádio Aliança de Concórdia. O encontro reuniu lideranças que comandaram o executivo para comemorar os 85 anos do município.

Transmitindo pelas redes sociais da emissora, o encontro será retransmitido no dia 29 de julho, dia do aniversário da Capital do Trabalho. Sopelsa lembrou das dificuldades enfrentadas na época que governou o município (1993-1996), e destacou como um grande marco da gestão o resgate do crédito e da credibilidade dos pagamentos de salários e de empresas “colocamos como meta honrar os compromisso e pagar em dia, o que até então não era levado muito a sério e isso ficou de exemplo até hoje.”

O parlamentar também falou sobre as dificuldade enfrentadas quando governou Concórdia. “Cada prefeito, ao seu tempo, teve as suas dificuldades, no período em que estivemos à frente da Prefeitura um dos grandes desafios era que a receita do município girava em torno de R$ 1 milhão por mês, hoje aproxima-se de R$ 10 milhões, claro que as demandas também aumentaram”, comparou.

Naquela época ainda não se falava em asfalto, para melhorar a trafegabilidade eram feitos calçamentos. “Nunca se quebrou tanta pedra em Concórdia como no tempo em que fui prefeito”, resumiu. Sopelsa citou obras de acesso na subida do  bairro Vista Alegre e na rua Marcelino Ramos; bairros Salete, Petrópolis e Catarina Fontana também receberam pavimentação; construção de Centros Comunitários, Campos de Futebol; ampla infraestrutura nas propriedades do interior e um grande trabalho de assistência social, através dos clubes de mães que a esposa Valentina coordenava. “Nosso foco era trabalhar para oferecer conforto para as pessoas; pequenas e grandes ações que na época foram importantes para o crescimento de Concórdia e até hoje as pessoas me param na rua para lembrar das nossas realizações”, declarou Sopelsa.

Concórdia sempre teve na agricultura e no agronegócio fontes para o desenvolvimento,  o município que cresceu no entorno da Sadia, hoje BRF, pela força da agricultura, da suinocultura e da Embrapa Suínos e Aves, como um grande centro de pesquisas. Hoje, cerca de 70% do movimento econômico do município vem destes setores. Sopelsa destacou que a Sadia, a população e os vereadores foram parceiros importantes na gestão como prefeito, citando a parceria com um dos diretores da empresa, Octaviano Zandonai, que possibilitou a venda um caminhão e um trator para município a preço simbólico. “A prefeitura não tinha caminhão para transportar as máquinas e a parceria com a Sadia foi fundamental. Os vereadores foram importantes, em vários momentos, incluindo quando nos apoiaram para a mudança do plano diretor."

##Sugestões para o futuro de Concórdia
Para Sopelsa, algumas questões são fundamentais para que Concórdia continue se desenvolvendo. A primeira delas é resolver o problema do abastecimento de água. “Concórdia não tem problema de falta de água, e sim o abastecimento de água que precisa ser colocado como prioridade”. Outro ponto importante é a infraestrutura. “Nós precisamos nos unir e buscar os recursos para fazer as paralelas da BR 153, que são fundamentais. O contorno norte mostrou isso, as empresas vão se instalando. É uma sugestão para as próximas administrações, ou até mesmo agora”, disse.

Outras questões que Sopelsa aponta como necessárias para o desenvolvimento passam pela diversificação dos negócios que possam gerar emprego e renda para Concórdia, como o turismo e o ensino superior, com a implantação de cursos de ponta para fortalecer os já existentes. “Eu acredito em Concórdia, não tenho nenhuma dúvida, esta região tem um povo que trabalha, não tem preguiça, e onde tem gente que trabalha, pode ter certeza que tem progresso”, finalizou.

 

Douglas Leandro Fortes

Assessoria de imprensa

49 9 9146 6159

Voltar