Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/07/2015 - 14h48min

Em Chapecó 300 pessoas assistiram palestra da dep Dirce: Desafios do Fórum em Defesa da Pessoa Idosa

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt no I Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo, em Chapecó

Cerca de 300 pessoas assistiram a apresentação da coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), na manhã dessa quarta, dia 29, no I Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo, que aconteceu em Chapecó, no Oeste catarinense. Ela falou justamente dos desafios e das metas do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, criado em 2011, e que durante esse período realizou 12 audiências públicas no Estado para discutir a situação da pessoa idosa em Santa Catarina. Em 2015, mais cinco audiências públicas estão agendadas, em agosto e setembro.    A primeira audiência será dia 13 de agosto em Laguna. No dia 20 em Urubici e  27  em Penha. Em setembro, nos dias 17 em  São José e 24 em Brusque.

O principal resultado desse seminário é que será elaborada uma moção solicitando ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio (PSD), a criação da Comissão do Idoso na Alesc. Ainda outra moção será encaminhada ao governador Raimundo Colombo solicitando a atuação mais efetiva para as questões da velhice para a Coordenadoria Estadual do Idoso.  “ A preocupação com o idoso em Santa Catarina é nossa bandeira, temos essa missão no Parlamento, de defender, cada vez mais, políticas públicas voltadas para o social, e em especial, para o nosso idoso”, afirmou.

Conheça mais
Defensora das políticas públicas voltadas para as ações sociais, Dirce é autora do projeto de lei 15.293/2012, que instituiu o  15 de setembro como o Dia Estadual em Defesa da Pessoa Idosa. Ainda como metas do Fórum para 2015 a 2018, na educação a parlamentar quer apoiar a criação da Faculdade Aberta para o Idoso, além de inserir conteúdos que tratem sobre o envelhecimento em todos os níveis de ensino formal.  “ Ainda queremos lutar a criação de um Fundo Estadual para o Idoso e a construção de Centro Dias para atender os nossos idosos catarinenses”, disse.

A preocupação com a qualidade, dignidade e respeito ao idoso é bandeira da parlamentar, que acredita que cada vez mais uma forte e efetiva rede de proteção aos idosos devem ser prioridades para as administrações públicas municipais, estaduais e federal .

Dirce avalia que por isso, é necessário acender esse o debate. Envelhecer com qualidade e dignidade de vida esse é o desafio.  “Queremos que o nosso Estado,  sempre pioneiro e referência em qualidade de vida em nosso país, ganhe visibilidade também ao adotar cada vez mais uma rede natural de proteção aos nossos idosos.”

Jornalista Valquíria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar