Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/11/2021 - 18h41min

Em Brasília, Weber participa de audiência sobre o Parque Nacional de São Joaquim

Imprimir Enviar
Deputado Volnei Weber e demais parlamentares em Brasília

O deputado Volnei Weber (MDB) embarcou para Brasília para participar nesta quarta-feira (10), à tarde, de uma audiência no ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para debater a jurisdição e limites do Parque Nacional de São Joaquim. Participaram também os senadores Dário Berger (MDB) e Esperidião Amin (PP), as deputadas federais Ângela Amin (PP) e Carmen Zanotto (Cidadania) e os prefeitos dos municípios de Orleans, Lauro Müller, Urubici, Bom Jardim da Serra e Grão- Pará e demais lideranças.

Um dos motivos da audiência foi o pedido de alteração da área limítrofe localizadas nas comunidades de Três Barras, Rio Hipólito, Rio Minador e Rio Julho, que fazem parte da jurisdição territorial de Orleans e pertencem ao perímetro do Parque Nacional de São Joaquim (1.119 hectares), o que inviabiliza a exploração do potencial turístico daquela região nas encostas da Serra Catarinense, prejudicando o crescimento e desenvolvimento econômico e até a realização de investimentos no município de Orleans.

Além disso, tratou-se também da alteração de áreas que se encontram inseridas na jurisdição do município de Grão Pará e que estaria inviabilizando o ecoturismo e agricultura familiar. Em contrapartida, os municípios ofertaram a inclusão de novas áreas como medida compensatória. Também foi pedida a exclusão do Eco Museu, localizado no município de Lauro Muller, do perímetro do Parque Nacional.

O Parque Nacional possui áreas nos municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans, Grão Pará e Lauro Muller.

“A reunião foi super positiva, com expressivo encaminhamento. Amanhã mesmo será realizada uma reunião com os prefeitos e grupo técnico para adequar os limites do Parque Nacional de São Joaquim de acordo com o solicitado. Finalizado, o trabalho segue ao Senado Federal para ser anexado ao projeto de lei que tramita na Casa, para que seja feita uma emenda ao PL”, explica Weber, que já tinha estado em Brasília no mês passado para tratar sobre esse assunto.


Comunicação do Deputado Volnei Weber
LUCIANA PONS - (48) 99919-0268

Acompanhe Volnei Weber


Volnei Weber
Voltar