Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/11/2020 - 18h44min

Dr. Vicente: “É hora de responsabilidade, e não de incentivar o caos sanitário”

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) fez um desabafo durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa de Santa Catarina desta terça-feira (3). Ele criticou de forma dura iniciativas que têm como objetivo estimular a desobediência das normas sanitárias e de distanciamento social fixadas pelas autoridades estaduais e municipais para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “É hora de incentivar o uso de máscaras e o distanciamento social. Responsabilidade a toda prova. Ser coerente na defesa de nossa população. Para isso estamos aqui, para proteger a população e não enganá-la ou querer subir no palanque e tentar ganhar notoriedade induzindo ao caos sanitário.”

A fala do deputado ocorreu no momento em que Santa Catarina volta a registrar aumento de mortes e casos de pessoas contaminadas pelo vírus - nos últimos 10 dias houve aumento de 38% de casos, sendo 78% na grande Florianópolis. No fim de semana, o deputado estadual Jessé Lopes (PSL) usou suas redes sociais para incentivar o descumprimento das normas sanitárias.

“A liberdade de expressão não é maior do que as leis que protegem a vida. A liberdade de expressão não pode estimular a desobediência das normas sanitárias, criadas para proteger a saúde e a vida da população. Afrontar estas normas é um crime contra a saúde pública. Não é hora de pormos em risco tudo que conquistamos com muito trabalho e sofrimento”, afirmou o deputado, que é médico neurologista.

Ação do governo 
O parlamentar também pediu serenidade à governadora interina Daniela Reinehr. “Esperamos que a governadora saiba do grau de responsabilidade que o cargo lhe confere e que nos proteja, inclusive, e principalmente, da mediocridade”.

Ciência sob ataque
Dr. Vicente lamentou as posições que tentam desacreditar os estudos científicos relacionados ao enfrentamento da pandemia e o uso ideológico da situação para proveito eleitoral. “Perdemos muito tempo neste ano assistindo a uma política de deboche à ciência e ao conhecimento científico, de incentivo à desordem e à violência. Vimos ser ridicularizado o esforço de ajudar a construir o modelo sanitário que o mundo necessita. A lógica de enfrentamento desta pandemia está baseada em evidências – nem sempre claras, pois deturpadas pela luta ideológico-eleitoral que se travou, desde o início do problema no Brasil e também em outros países. Vimos ataques propositais à ciência.”

Baixa percepção de risco
Na avaliação do deputado, a partir do abrandamento das medidas restritivas o que se viu foi o “liberou geral". A baixa percepção de risco da doença aliada a manifestações de setores fez com que a população esquecesse ou fosse encorajada a não usar máscara e a não cumprir medidas básicas de controle sanitário. “O resultado é aumento da curva de contágio. Um sinal disso é o fechamento das sessões presenciais aqui na Alesc, fato pelo qual venho a público parabenizar a direção da Casa. É uma doença altamente contagiosa e com alto potencial de risco de vida para grupos de risco. O perigo nos ronda. Não sabemos ainda até quando.”

Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso – PSDB/SC
Fone/Whatsapp: (48) 991278540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar