Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/11/2012 - 12h39min

Duas ferrovias são confirmadas para Santa Catarina

Imprimir Enviar
Deputado Sílvio Dreveck (PP)

Silvio Dreveck comenta projetos de concessões de trechos ferroviários no estado

O líder do PP, deputado Silvio Dreveck, voltou a defender a implantação das ferrovias no Brasil em seu pronunciamento de hoje (07) na Assembleia Legislativa. Em agosto, o ministro dos transportes, Paulo Sérgio, anunciou a concessão da ferrovia  ligando São Paulo ao porto de Rio Grande, passando por Mafra.
Nesta semana, o governo federal anunciou a criação de mais um trecho ferroviário fazendo a ligação de Panomara, em São Paulo até o porto de Rio Grande, passando por Chapecó. Estima-se que somente este trecho garanta cerca de R$ 1 bilhão de economia para todos os segmentos industriais dos três estados do sul.
Os projetos fazem parte do Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI) que vai receber investimentos de R$ 133 bilhões. Para o deputado, as linhas ferroviárias trarão avanço para os municípios catarinenses. Espera-se, agora, que o ramal possa ser expandido até os portos catarinenses. “Entre outros benefícios, a implantação da rede ferroviária vai possibilitar que os insumos (milho, soja) cheguem com preço mais baixo. Com isso, os produtos finalizados ganham competitividade tanto para o mercado nacional quanto para nossas exportações.”, ressaltou Silvio Dreveck.
Dreveck também elogiou o sistema de concessão à iniciativa privada adotado pelo governo. “Este é o caminho certo. A concessão é feita por um tempo determinado para haja celeridade nos investimentos O patrimônio continua do governo, que faz o controle através de suas agências.”, explicou o deputado.
Reunião no Ministério dos Transportes
No dia 14 o deputado participará de uma reunião no Ministério dos Transportes, em Brasília, com o objetivo de buscar maiores informações sobre o projeto das ferrovias. Em dezembro, Dreveck irá presidir a reunião do Parlamento do Sul, PARLASUL, entidade que tem trabalhado alavancar ações e recursos necessários de forma a materializar a malha ferroviária brasileira. A entidade é formada por parlamentares do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina.

Voltar