Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/11/2018 - 15h58min

Dresch presta homenagem a ícone político da região serrana: Enedino Batista Ribeiro

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch e Ismênia Ribeiro Schneider, filha do homenageado
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Fundador do curso de Farmácia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1948 e um dos principais articuladores da abertura da estrada da Serra do Rio do Rastro, em 1955, o ex-deputado estadual Enedino Batista Ribeiro (falecido em 1989) foi homenageado pelo deputado Dirceu Dresch, líder da bancada do PT, com a medalha Comenda do Legislativo Catarinense 2018, entregue durante Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (19).  Sua filha Ismênia Ribeiro Schneider recebeu a honraria em nome da família.

Ao todo 38  personalidades e organizações que promoveram o desenvolvimento cultural, político e econômico do estado receberam a honraria este ano.

"Uma homenagem, um reconhecimento à trajetória de vida de uma das figuras mais expressivas do Planalto Serrano.  Pessoa pública exemplar, que durante a sua trajetória deixou um legado, um acúmulo de contribuições políticas, acadêmicas, sociais e culturais em prol da população catarinense, em especial da região Serrana", destaca Dresch.

Deputado estadual eleito suplete em 1950 pela União Democrática Nacional (UDN), Enedino exerceu o mandato por diversas vezes entre  1951 e 1954.  Orador de destaque, entre suas principais bandeiras estava a construção da estrada do Rio do Rastro. Junto  com ações voltadas para o desenvolvimento da agricultura, a construção de uma ligação entre a Serra e o Litoral Sul  era tida por ele como fundamental para tirar o seu município natal, São Joaquim, e a região serrana do isolamento. 

Trajetória
Enedino Batista Ribeiro nasceu a 14 de maio de 1899, em São Joaquim. Casou-se com Lydia Palma Ribeiro, com quem teve dez filhos:  Ernani, João Batista, Selva, Yolita, Yara, Elba, Ismênia, Iponá, Enedino e Gleci.

Formado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1923, retornou a sua terra natal para abrir uma farmácia e logo em seguida  assumiu, em tempo integral, a função de Tabelião, além de desenvolver atividades pecuárias na região.

Mudou-se com a esposa e os filhos para Florianópolis, onde se filiou à União Democrática Brasileira (UDN).

Em 1948, junto com demais lideranças, fundou o Curso de Farmácia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde foi professor de Farmacognosia.

Como candidato a deputado estadual recebeu 2.238 votos e ficou na posição de suplente. Foi convocado e assumiu o cargo durante vários períodos entre 1951-1955.

Após o mandato parlamentar, atuou como: presidente da Comissão Estadual de Abastecimento e Preços (1954-1956); diretor comercial da Empresa Força e Luz de SC (1956-1959); e inspetor geral interino da Inspetoria de Veículos e Trânsito Público de SC (1956).

Foi o primeiro titular do Cartório do 2º Ofício do Registro de Imóveis, localizado no Centro de Florianópolis/SC, exercendo o cargo de 3 de novembro de 1959 a 1960. Representou o Governo do Estado no Conselho Regional do Serviço Social Rural (1959-1961).

Também foi autor e escritor, tendo como obras: “Gavião-de-Penacho: Memórias de um Serrano” (1999), livro publicado pós-morte;  “Farmacognosia - Drogas de Origem Animal” (1959) e  “Monografia de São Joaquim” (1941).

 

Assessoria de Imprensa

Deputado Dirceu Dresch - Líder do PT na Alesc

Fone/Whatsapp: (48) 999440190

Voltar