Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/04/2013 - 15h19min

Dresch e Uczai participam de debate sobre Ferrovia da Integração em Pinhalzinho e SMO

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT). Foto: Solon Soares

O coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, deputado Dirceu Dresch (PT), e o coordenador da Frente Parlamentar Nacional das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai (PT), participam nesta quinta-feira (18) de audiências públicas em Pinhalzinho e São Miguel do Oeste para discutir a construção e o traçado da Ferrovia da Integração (Itajaí/Extremo-Oeste). A primeira audiência inicia às 9 horas, na Câmara de Vereadores de Pinhalzinho. No período da tarde, o evento está marcado para as 14 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste.

O traçado da ferrovia será decidido no projeto técnico, que pode passar pelo Vale do Itajaí ou por Mafra. “Nós defendemos que o traçado seja estendido até Dionísio Cerqueira, fronteira com a Argentina, para que no futuro este seja o primeiro corredor ferroviário bioceânico, interligando os portos catarinenses ao porto de Antofagasta, no Chile. Já estivemos na Argentina fazendo esse debate com autoridades políticas do país. A ligação do Atlântico com o Pacífico por ferrovia reduziria o tempo das exportações para o Oriente”, argumenta Dresch.

O projeto de viabilidade técnica para a construção da Ferrovia da Integração será contratado até junho deste ano pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. Já foi definido que a obra será executada pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construções do Exército Brasileiro, sediado em Lages. Dresch esteve na última semana em  Brasília, onde discutindo a questão com o presidente da Empresa Estatal de Planejamento Logístico (EPL), Bernardo Figueiredo.

Voltar