Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/04/2017 - 16h31min

Dresch é contra ataque à reforma agrária e apoia ocupação do MST em SC

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch apoia ocupação do MST na sede do Incra, em São José

O deputado Dirceu Dresch, líder da bancada do PT na Alesc, manifestou apoio, na manhã de hoje (19), à ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na sede do Incra, em São José. Dresch é contrário ao desmonte das políticas voltadas para a reforma agrária e a agricultura familiar a partir da extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. O deputado também criticou a MP 759/2016 que dá carta branca ao governo vender terras públicas, inclusive àquelas onde já existem acampamentos ou assentados e da Amazônia Legal.

O diretor estadual do MST, Vilson Santin, afirma que a ocupação do Incra faz parte da jornada nacional de lutas em defesa da reforma agrária, dos direitos humanos e justiça social e da classe trabalhadora contra a reforma previdenciária e trabalhista. “Também protestamos contra a MP 759 que permite aos estrangeiros comprarem a quantidade de terras que desejarem, desmonta com o Incra e a reforma agrária, permite aos grileiros regularizarem as terras públicas e perdoa as dívidas dos grandes devedores fazendeiros e latifundiários, em detrimento das famílias acampadas há seis, sete, oito anos, que sofrem todo o tipo de pressão e violência”, explica.

De acordo com Santin, esta MP desobriga o governo do compromisso público, social e distributivo de terras. “Pedimos para que retirem esta MP e atendam a antiga pauta do MST para a obtenção das terras e o desenvolvimento das comunidades com estrutura básica, assistência técnica e educação.” Segundo ele, SC possui mais de 1.500 pessoas assentadas em 12 acampamentos, totalizando sete mil famílias produzindo alimentos e gerando emprego e renda no Estado.
 

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - Líder da Bancada do PT na Alesc
(48) 9944 0190

Voltar