Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/04/2013 - 13h26min

Dresch discute pesca e prevenção de granizo com secretário de Agricultura de Caçador

Imprimir Enviar

O deputado Dirceu Dresch (PT) recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (17), a visita do secretário de Agricultura de Caçador, Tiago Borga. Eles discutiram a implantação e o funcionamento do sistema antigranizo na região e o apoio à produção de pescado. O vereador de Lebon Régis, Clovis Schregele (PT), também estava presente.

No ano passado, Dresch apresentou emenda ao orçamento do Estado para 2013 prevendo recursos para a implantação do sistema regional antigranizo. A emenda foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, mas rejeitada pelo relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação.

O sistema prevê a instalação de geradores de solo em todos os municípios englobados pela 10a Secretaria de Desenvolvimento Regional e tem custo aproximado de R$ 1,2 milhão. Objetiva a prevenção do desastre natural e a diminuição das perdas na lavoura. O projeto beneficiaria os municípios de Caçador, Macieira, Calmon, Rio das Antas, Lebon Régis e Timbó Grande.

“Vamos continuar atuando politicamente para que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura de Pesca, assuma os custos do sistema. São municípios pequenos que têm dificuldade para custear o sistema com um todo. Além disso, o sistema dá segurança aos produtores rurais, evitando que tenham perdas na lavoura, principalmente na fruticultura”, argumenta Dresch. Uma indicação do deputado pedindo a implantação do sistema foi aprovada em plenário e será enviado ao governador Raimundo Colombo.

Apoio à cadeia da pesca
O deputado Dirceu Dresch, que preside a Comissão da Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, aproveitou a oportunidade para tratar com o secretário Tiago Borga da possibilidade de realização de um seminário no município para debater o Plano Safra Pesca e Aquicultura do governo federal. Uma data será definida para a realização do evento. Existe a possibilidade de realizar o evento junto com o Seminário Regional da Pesca, evento da prefeitura de Caçador que acontece no mês de junho.  A piscicultura do município segue em expansão e registrou crescimento de 20% entre 2011 e 2012, afirmou Borga.

Voltar