Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/07/2017 - 13h53min

Dresch defende que 35 ADRS sejam reduzidas a seis

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch

"Se o governo não dá conta, o Legislativo pode ser protagonista de uma proposta eficiente e republicana, que de fato gere um modelo de desenvolvimento regional com descentralização de poder"

"É um espaço eleitoreiro, para abrigar apoiadores que perderam a eleição. Há anos mostramos que o custo para manter essas estruturas é maior que os investimentos feitos. Também nunca houve estímulo ao desenvolvimento. Regiões pobres continuaram pobres.  O fluxo de pessoas para o litoral também continua."  A argumentação é do deputado Dirceu Dresch, líder da Bancada do PT, que defende a redução drásticas das  Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), de 35 para apenas seis ou sete, uma para cada região do estado.

Conforme o deputado, as ADRs não conseguem cumprir um papel de pensar e executar um projeto de desenvolvimento inclusivo e econômico. "Nunca se descentralizou o poder. Sem autonomia financeira ou poder de decisão,  prefeitos e lideranças  continuam vindo à Capital para tratar das suas demandas. São mais de 1.600 funcionários e uma despesa superior a R$ 440 milhões.  Esse investimento vale a pena?  Tenho convicção de que não vale."

Apesar da crítica ao atual modelo, Dresch defende a descentralização  da gestão estadual. Porém, em apenas seis ou sete  estruturas, uma em cada macrorregião. "É preciso mudar. O que tem hoje não é admissível. É muito dinheiro indo pelo ralo, só em aluguel das sedes das 35 ADRs são quase R$ 6 milhões. É preciso um novo modelo, mais enxuto, que dê conta das questões do desenvolvimento regional de fato e não um faz de conta com viés apenas eleitoreiro", opinou.

Extinção da ADRs
Na Assembleia Legislativa tramitam dois projetos de lei que visam  extinguir as 35 Agências de Desenvolvimento Regional. Conforme o deputado, as propostas são uma oportunidade para o Legislativo debater o modelo da descentralização no Estado. "O governo do Estado prometeu redução de custo e de pessoal quando transformou as Secretarias de Desenvolvimento Regional em ADRs. Nada disso aconteceu, os custos aumentaram e a ineficiência também. Se o governo não dá conta, quem sabe o Legislativo possa ser protagonista de uma proposta eficiente e republicana que de fato gere um modelo de desenvolvimento com descentralização de poder."

 

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
Fonte/Whatsapp: (48) 99944 0190

Voltar