Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/10/2012 - 16h26min

Dresch defende ações concretas para que fumicultores possam deixar a atividade

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT)

“Reprimir o agricultor que produz fumo não resolve, é preciso abrir novas oportunidades.” Essa foi a posição manifestada pelo deputado Dirceu Dresch, líder do PT na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no seminário “Desafios Nacionais na Diversificação das Áreas Cultivadas com Tabaco”, realizado ontem (10), em Brasília.  O debate foi promovido pela Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e era restrito a convidados.
O deputado defendeu que os fumicultores diversifiquem a produção e passem a produzir alimentos ou outras culturas para que, aos poucos, deixem a atividade ligada ao tabaco. “Mas para isso são necessárias políticas públicas mais concretas, eficientes, que garantam perspectivas de renda e de futuro, de modo que os agricultores familiares façam a conversão das propriedades rurais, optando pela diversificação da produção”, frisou Dresch. Ele também pontuou a necessidade de pesquisa e assistência técnica e disse que os fumicultores estão hoje nas mãos das fumageiras que incentivam a monocultura do fumo.

Novos mercados
Programas federais e políticas públicas como o Programa Aquisição de Alimentos e a lei que obriga a compra de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar estão motivando muitos fumicultores a migrarem para a produção de alimentos. Na opinião de Dresch, essas medidas estão mudando a realidade do campo porque abrem para o agricultor familiar o mercado institucional e fomentam a produção de alimentos. Muitos agricultores deixaram o fumo para produzir leite ou verduras e legumes que são comprados para alimentar os alunos da rede escolar. Outro mercado com grande potencial é a produção de alimentos livres de agrotóxicos que possuem maior valor agregado. O governo federal paga 30% a mais por alimentos orgânicos.

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch
Líder do PT na Assembleia Legislativa
48 99440190 / 48 3221 262

Voltar