Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/06/2013 - 13h19min

Dresch critica atraso do governo na compra de área para assentar indígenas

Imprimir Enviar

O deputado Dirceu Dresch (PT) participou na última sexta-feira (14), em Cunha Porã, de mobilização contra a demarcação da reserva indígena do Araçaí. Durante o ato, na BR-282, o deputado criticou a demora do governo do estado para finalizar o processo de compra da área de 800 hectares no município de Bandeirante onde devem ser assentadas as 31 famílias indígenas do povo Guarani. A compra da área foi oficializada pelo governador Raimundo Colombo no dia 17 de abril.

A medida foi a solução encontrada para evitar a desapropriação de 171 famílias de agricultores familiares dos municípios de Cunha Porã e Saudades, que residem na área demarcada.  Na opinião de Dresch, a correção de injustiças do passado não pode levar a mais injustiça. Os agricultores trabalham nessas terras há quase cem anos, por isso a importância do processo de negociação que resultou na aquisição dessa nova área para assentar os indígenas. “O governador já autorizou a compra, os indígenas concordaram com a nova a área e os agricultores se dispuseram a ajudar. É preciso dar agilidade a esse processo”, argumenta.

A área no município de Bandeirante será um assentamento provisório, uma espécie de comunidade rural indígena, pois o processo que pede a anulação do ato de criação da reserva do Araçaí segue tramitando na justa. Dresch acredita que essa será a solução definitiva porque os indígenas aceitaram o terreno escolhido em Bandeirante. Também há o compromisso do Estado de viabilizar as condições necessárias para que eles permaneçam na área, em um ambiente de produção e de inclusão.

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch – PT/SC
(48)99440190

Voltar