Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/03/2013 - 14h46min

Dresch conhece alternativa de silagem para produção de leite

Deputado visitou propriedade em Alto Bela Vista
Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT) visita o município de Alto Bela Vista

Na última quinta-feira (21), o deputado Dirceu Dresch (PT) esteve no município de Alto Bela Vista para conhecer o processo de silagem feito a partir de grama tifton para uso na alimentação do gado leiteiro. A propriedade visitada pertence ao secretário municipal de agricultura, Élio Lohmann. O deputado também participou do ato de inauguração do Centro de Cultura do município.

Dresch propõe ações e políticas públicas que fortaleçam a produção de leite nas pequenas propriedades. Em todo o estado, ele tem defendido que o modelo de produção familiar de leite depende do equilíbrio entre custo baixo de produção e boa produtividade de leite. 

“Quem vai produzir leite no futuro? Nós queremos que a atividade continue sendo fonte de renda para os agricultores familiares. A produção própria de insumos  para a alimentação do gado leiteiro deve ser a aposta da agricultura familiar, e a silagem de grama é uma boa opção. O agricultor diminui o custo com ração e aumenta a renda. Isso dá maior autonomia ao produtor e garante boa produtividade de leite. Precisamos de políticas públicas que auxiliem o agricultor nessa estratégia”, argumenta Dresch.

O deputado também se mostra preocupado com a pressão exercida por empresas sobre os agricultores familiares para que eles adquiram raças de animais  com qualidade genética de ponta. Na opinião do parlamentar, esses animais não têm rusticidade e não toleram qualquer alimentação. “O agricultor passa a gastar muito mais com ração e acaba ficando vulnerável diante da oscilação do preço das commodities agrícolas (milho e soja), que hoje estão super valorizadas. O alto custo da produção pode comprometer a atividade e promover a exclusão de agricultores familiares da atividade”, alerta.

Voltar