Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/06/2015 - 16h30min

Dresch afirma que política de isenções fiscais prejudica salário de servidores

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O deputado Dirceu Dresch (PT) afirma que o grande volume de recursos que o governo do Estado destina para isenções fiscais limita a implementação de uma política de valorização salarial dos servidores públicos ou para investir em obras.  Conforme o parlamentar, 25% do orçamento estadual para 2015 é direcionado para programas e ações de renúncia fiscal ao setor empresarial.

Dos R$ 24,8 bilhões da previsão de arrecadação para este ano, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA 2015), o governo reservou R$ 5,1 bilhões para isenções fiscais.  A decisão política de abrir mão de arrecadar esses recursos tem impacto direto nas contas públicas. A menor arrecadação reflete diretamente na folha dos servidores, fazendo com que a despesa total com pessoal atinja 48,86% da Receita Corrente Líquida, ou seja, está no limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 49%.

O deputado, com dados apurados pela equipe técnica da Bancada do PT no Legislativo com orientação do Tribunal de Contas do Estado, estima que se o governo fizesse cortes na sua política de incentivos fiscais, o gasto com a folha de pagamento ficaria entre 40% e 42% da receita, tendo folga para negociar com os servidores em greve sem correr risco de infringir a LRF.

"A Lei de Responsabilidade Fiscal não pode ser usada como justificativa  para não dar aumento aos professores e outras categorias deficitárias, quando sabemos que o governo abre mão de receita em benefício de grandes empresas e grupos empresariais, com isenção ou renegociação do pagamento de imposto devido. Tudo é uma decisão política do governador", explica  Dresch..

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 9944 0190

Voltar