Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/09/2021 - 18h23min

Dr. Vicente prega fim à exclusão social da pessoa com deficiência

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A passagem do Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta terça-feira (21), foi destacada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). Ao tratar da importância das políticas públicas inclusivas, o parlamentar apontou que o objetivo é colocar fim ao círculo perverso de exclusão social e de preconceitos ao qual as pessoas com deficiência estão sujeitas.

A manifestação ocorreu durante a reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa. O deputado também defendeu maior divulgação e cumprimento  da legislação existente,  seja do acesso ao mercado de trabalho como de mobilidade, para que se garanta a inclusão social da pessoa com deficiência. “Sabemos que é preciso aprimorar, mas acima de tudo, temos que promover a conscientização da sociedade por meio da informação. A luta pela inclusão nunca acaba.

Doentes renais crônicos
Durante a reunião da comissão foi aprovado projeto de lei que garante às pessoas que têm insuficiência renal crônica e com transplante renal os mesmos benefícios estabelecidos na legislação estadual às pessoas com deficiência.  O relator do projeto, deputado Dr. Vicente, apresentou um substitutivo global  determinando o estágio da doença que dá direito ao benefício. Conforme o texto aprovado, se enquadram os doentes com deficiência orgânica renal crônica estágio V, que engloba pessoas com transplante renal, pacientes com insuficiência renal crônica, lesão renal progressiva e irreversível da função dos rins em sua fase mais avançada, identificadas com Código Internacional de Doenças (CID) N18.0, N18.9 e Z94.0.

O presidente da Associação dos Pacientes Renais (APAR), Humberto Mendes, agradeceu a atuação do deputado Dr. Vicente. Ele lembrou que a medida irá beneficiar cerca de 7 mil pessoas no Estado.

O projeto, de autoria do deputado Coronel Mocellin (PSL), segue agora para votação em plenário.

Contratação de fonoaudiólogo
Os deputados também aprovaram a realização de audiência pública discutirá a importância da intervenção especializada de fonoaudiologia e terapia ocupacional para as pessoas com deficiência. Conforme Dr. Vicente, há uma grande dificuldade de contratação desses profissionais pelas instituições especializadas.

Mercado de trabalho
A comissão também aprovou requerimento solicitando que a Escola do Legislativo realize seminário direcionado a pessoas em cargo de gestão e de recursos humanos sobre o cumprimento da lei de cotas. “É necessário falar sobre como absorver as pessoas com deficiência no mercado de trabalho e preparar os dirigentes e chefes de setores para atender às dificuldades que estas pessoas possam vir a ter nesses locais de trabalho”, explicou o deputado Dr. Vicente, proponente do seminário.

 

Assessoria de Comuicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 8540

 

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar