Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/09/2020 - 15h25min

Dr. Vicente destaca importância da Semana Inclusiva

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Evento promove inserção das pessoas com deficiência no mundo do trabalho

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB),  destacou no Plenário da Assembleia Legislativa o apoio à divulgação da 6ª edição da  Semana Inclusiva, que acontece entre os dias 22 e 26 de setembro e tem o objetivo de promover a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em Santa Catarina, 21% da população ou 1,3 milhão de pessoas têm alguma deficiência.

“São cerca de 50 instituições governamentais e não-governamentais  em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) envolvidas com essa iniciativa. São oficinas e debates que visam  aproximar empregadores e  pessoas com deficiência, promovendo as  políticas de empregabilidade existentes para esse público, como a lei de cotas”, explicou o deputado.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a programação do evento é totalmente virtual através dos canais digitais da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Ainda dentro da programação, será realizado no dia 2 de outubro, às 17 horas, o seminário “Contribuição do Sistema Judiciário para Inclusão da Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”.

Acesso ao mercado
Em sua fala na tribuna o deputado lembrou que mais de 1,6 mil  empresas catarinenses, que empregam mais de 100 trabalhadores, precisam preencher 2% a 5% dos cargos com profissionais com deficiência para cumprir a  Lei de Cotas. Juntas, essas empresas empregam mais de 22 mil pessoas com deficiência. Porém, o cumprimento integral da lei implicaria na contratação de 37.922 pessoas com deficiência.

“Esse dado mostra a importância das atividades da Semana Inclusiva, este grande esforço  que está sendo feito. Santa  Catarina é destaque na inclusão, mas precisamos seguir avançando. Mesmo durante a crise, e agora na pandemia, a empresas catarinenses seguiram abrindo vagas para a pessoa com deficiência.”

Educação
O deputado Dr. Vicente fez um apelo para que seja feito um esforço por parte do poder público, empregadores e pessoas com deficiência para retirar os entraves que possam existir no processo de inclusão. “É preciso um esforço contínuo da empresas para fazerem as adaptações necessárias, assim como as pessoas com deficiência precisam buscar capacitação profissional.  O acesso à educação, à qualificação, é um dos fatores-chave para a inclusão. O poder público e a iniciativa privada precisam garantir o meios para isso. Felizmente, em nosso estado há um esforço sendo feito nesse sentido.”

 

Assessoria de Imprensa

Deputado Dr. Vicente Caropres – PSDB/SC

Fone/Whatsapp: (48) 991278540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar