Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/05/2021 - 18h05min

Dr. Vicente destaca apoio dos EUA a quebra de patentes de vacinas Covid

Imprimir Enviar

Parlamentar atuou na processo que resultou na quebra de patentes de remédios do coquetel contra Aids

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou em plenário, durante a semana, o apoio à suspensão de patentes das vacinas contra a Covid-19 pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O deputado propôs uma moção de aplauso ao presidente norte-americano e defendeu a aprovação do projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que tem o mesmo objetivo.

“A propriedade intelectual se torna algo relativo diante de uma pandemia”, afirmou o deputado. Dr. Vicente, que lembrou o período em que foi deputado federal, entre 1999 e 2003, quando o Brasil aprovou a quebra de patentes de medicamentos, algo decisivo para baratear o tratamento da Aids, para a introdução dos remédios genéricos no mercado e a distribuição gratuita de antirretrovirais.

“Fiz parte da CPI dos Medicamentos diante do alto custo dos remédios impostos por laboratórios internacionais e apoiamos o então ministro da Saúde, José Serra, na decisão de quebra de patentes de medicamentos usados no tratamento do HIV. Foi uma revolução. O Brasil virou exemplo para vários outros países”

Fórum de pesquisas científicas
Dr. Vicente defendeu a criação de um fórum de debates sobre pesquisas científicas. O objetivo é acompanhar e apoiar a produção científica desenvolvida no estado. “Temos que saber quais são os esforços, quanto está sendo investido, se estamos usando recursos suficientes, qual é a produção das universidades. Temos que nos aprofundar para que Santa Catarina, que já é destaque em várias áreas de desenvolvimento, possa se tornar um estado detentor de tecnologia e inteligência para enfrentar situações difíceis”, concluiu.

Com informações da Agência Alesc

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB/SC

(48) 99127 8540 – assessoriadrvicente@gmail.com

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar