Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/09/2021 - 18h13min

Dr. Vicente destaca 60 anos da WEG no plenário da Alesc

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente

Os 60 anos da empresa WEG foram destacados pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), nesta quarta-feira (15), no plenário da Assembleia Legislativa. Fundada no dia 16 de setembro de 1961 em Jaraguá do Sul, a empresa se tornou uma das maiores multinacionais do Brasil e uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

Em seu discurso, o parlamentar enfatizou a trajetória da empresa e o espírito empreendedor de seus fundadores: Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. “Os valores, crenças e ideais sustentados pelos seus três fundadores estão enraizados na organização desta empresa. A WEG é um orgulho do povo de Jaraguá do Sul, para Santa Catarina e para o Brasil. Uma empresa que nasceu pequena, que soube usar os desafios tecnológicos e barreiras geográficas para crescer globalmente.”

O parlamentar também destacou a cultura organizacional de valorização dos  recursos humanos. Ao longo de 60 anos a companhia teve apenas três presidentes: o cofundador Eggon João da Silva, seu filho Décio da Silva e, agora, Harry Schmelzer Júnior. “No mercado financeiro brasileiro é classificada como um ‘oásis de propriedade’, diante da sua solidez e dos seus resultados. Com filiais em diversos países, emprega 30 mil funcionários pelo mundo, sendo cerca de 20 mil no Brasil. Seu Eggon dizia que a inovação não vem da máquina, vem das pessoas”, disse Dr. Vicente.

Responsabilidade social
Ao mesmo tempo em que contém as iniciais dos seus fundadores, a palavra WEG significa “caminho” na língua alemã, explicou o deputado, destacando que, além de buscar ser a pioneira em inovação em sua área de atuação, a empresa também trilhou o caminho da sustentabilidade e da responsabilidade social.

“Como médico, sou testemunha do apoio dado a hospitais e muitas outras entidades filantrópicas. A visão social da WEG, a exemplo de outras empresas, faz de Jaraguá do Sul uma cidade ímpar no Brasil pela participação efetiva do setor produtivo no dia a dia das pessoas, protegendo a sociedade.”

Pandemia
Dr. Vicente também citou o envolvimento da companhia no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

“No ano passado todos estavam desesperados devido à escassez de equipamentos para que se pudesse aumentar o número de UTIs. A WEG remodelou suas unidades fabris para colocar em produção respiradores pulmonares e suprir a demanda emergencial do equipamento pelo governo catarinense e brasileiro. Não havia onde comprar respiradores artificiais. Uma operação de guerra foi montada e a empresa colocou  em produção, em menos de 30 dias, um modelo de respirador da empresa Leistung, que também fica em Jaraguá do Sul”, relatou.

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 8540

 

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar