Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/03/2021 - 18h56min

Dr. Vicente defende ensino sobre legado de Fritz Müller nas salas de aula

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente

No aniversário de 199 anos do naturalista, parlamentar defende que sua história seja incluída na grade curricular de ensino

O Parlamento catarinense aprovou indicação do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) solicitando que conteúdos sobre a vida e a obra do professor, pesquisador, médico e naturalista Fritz Müller sejam incluídos na grade curricular obrigatória da rede educacional catarinense.  A aprovação da matéria ocorreu nesta quarta-feira (31), dia em que se comemora 199 anos do alemão naturalizado brasileiro, ícone da história do município de Blumenau e da ciência brasileira.

Johann Friedrich Theodor Müller (1822–1897), que ficou mais conhecido como Fritz Müller, chegou ao Brasil em 1852, na primeira leva de alemães que veio ao Brasil construir uma nova vida na então Colônia Blumenau.

Em 1865, quando era professor em Desterro, hoje Florianópolis, ele  passou a trocar cartas com o cientista britânico Charles Darwin, auxiliando assim na consolidação de um dos principais estudos da humanidade: a Teoria da Evolução das Espécies. Ele deixou um gigantesco legado naturalístico, tanto da flora como da fauna da região Sul do Brasil.

“O conhecimento que produziu ultrapassou fronteiras. Colocou o nosso país no mapa-múndi da ciência. Charles Darwin lhe deu a alcunha de “Príncipe dos Observadores” e imortalizou seus estudos ao citá-lo 17 vezes quando reeditou seu livro “A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural”, afirmou Dr. Vicente, ao destacar a vida do cientista no plenário da Assembleia Legislativa.

Mesmo tendo deixado um legado que é exaltado pela comunidade científica no Brasil e no exterior, os feitos de Fritz Müller são desconhecidos por grande parte dos catarinenses, lamentou o deputado.

“Queremos que o culto a Fritz Müller alcance todo o Estado, toque a mente e a alma de mais e mais pessoas. Por isso apresentei esss indicação, que  é respaldada pelas várias entidades que compõem o Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin, para que sua vida e obra estejam ao acesso dos nosso estudantes. Queremos que a história de Fritz Müller e seu legado científico inspirem as atuais e futuras gerações a irem mais longe, se desafiarem na grande jornada pelo conhecimento”.

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB/SC

Fone/Whatsapp: (48) 99 127 8540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar