Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/11/2020 - 18h26min

Dr. Vicente cobra de autoridades atitudes diante do crescimento da pandemia

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente

Deputado pede explicações do Estado sobre fechamento de 150 leitos de UTIs em meio  à expansão de casos ativos de Covid-19

O deputado Dr. Vicente (PSDB), que é médico neurologista, passou a quarta-feira (18) cobrando atitude das autoridades frente ao novo  recorde de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e a volta do crescimento de óbitos  pela doença em Santa Catarina. Também criticou o que ele considerou um “inexplicável relaxamento” das autoridades diante da pandemia. O deputado cobrou providências diante da informação sobre a possível desativação de 150 leitos de UTIs destinados a pacientes com Covid-19. “É preciso tomar as rédeas da situação para não haver um caos sanitário. Estamos vivendo um ocaso de comando”, afirmou.

Durante a manhã, na reunião da Comissão de Saúde, o deputado solicitou que a comissão solicite  explicações ao Secretário de Estado da Saúde sobre a suposta desabilitação de 150 leitos de UTI na rede hospitalar filantrópica. Dirigentes desses hospitais alegam que convênios com o Ministério da Saúde não foram efetivados, haveria ainda problemas no recebimento de recursos pelo governo do Estado. “Queremos uma posição do governo diante dessa situação. É preciso tirar essa questão a limpo.  Se for verdadeira, é  uma situação muito grave  diante  da retomada do aumento da curva de contágio em todas as regiões, com muitos hospitais com UTIs já no limite ou lotadas”.

“Perderam o medo”
Dr. Vicente voltou a tratar do tema à tarde, durante a sessão legislativa. Conforme o deputado, mais de 20 mil pessoas estão infectadas pelo novo coronavírus neste momento em Santa Catarina, número  muito acima do recorde registrado no dia primeiro de agosto, quando o estado computava 13,2 mil casos ativos.

Na avaliação do deputado, o longo período e a estabilidade no número de casos registrados no mês de setembro/outubro resultou em diminuição da percepção de risco e fadiga no cumprimento das medidas sanitárias. Ele deu como exemplo um evento realizado em Jaraguá do Sul que reuniu 500 pessoas no último sábado, no qual a polícia foi acionada para que fosse encerrado. “Percebemos que esse tipo de episódio se multiplica pelo estado. Uma coisa foi perdida nesse período: o medo das pessoas da doença, que é gravíssima. É preciso que as pessoas sejam novamente lembradas sobre as medidas de prevenção e que saibam das dificuldades vivenciadas pelos profissionais de saúde, que os  leitos de UTIs voltaram a ficar lotados. Precisamos voltar a ter total cuidado perante a doença, até que se tenha a vacina, que não tem data para chegar”, destacou.

O parlamentar cobrou mais vigor das autoridades sanitárias e governamentais na fiscalização das normas estabelecidas, destacando que já solicitou à governadora mais investimento em comunicação para alertar e orientar a população.

 

Assessoria de Imprensa

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB/SC

Fone/Whatsapp: (48) 991278540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar