Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/07/2015 - 14h24min

Dirce fala de audiências em defesa da pessoa idosa com deficiência física em agosto e setembro

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

A  sociedade brasileira está envelhecendo. O  IBGE constatou que hoje a expectativa de vida no Brasil é de 73 anos. O número de habitantes acima dos 60 anos saltará de 21 milhões para 30 milhões em 2020 e vai ultrapassar os 55 milhões em menos de 30 anos. Por volta do ano de 2050, haverá, no Brasil, 73 idosos para cada 100 crianças. O estudo divulgou ainda que no ano de 2050 a população brasileira será de aproximadamente 215 milhões de habitantes. Em Santa Catarina, a radiografia é a mesma.  

Cinco audiências públicas agendadas para agosto e setembro devem discutir as políticas públicas em defesa da pessoa idosa com deficiência física em Santa Catarina na perspectiva de saúde, acessibilidade, autonomia e qualidade de vida.

A informação é da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa, que adotou o social como missão de vida. Para ela, a implantação de  políticas públicas voltadas para o idoso é uma prioridade.   

“Por isso, é necessário acender esse o debate. Envelhecer com qualidade e dignidade de vida esse é o desafio”, afirmou a parlamentar.

Entre as ações previstas estão justamente as cinco audiências públicas que irão acontecer em agosto,  dias 13 em Laguna,  20 em Urubici e  27  em Penha. Em setembro, nos dias 17 em  São José e 24 em Brusque.

Além disso, outras iniciativas estão sendo agilizadas pelo Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa como, por exemplo, a criação de material informativo que será distribuído na rede escolar pública e particular de Santa Catarina alertando a respeito da violência contra a pessoa idosa, através do disque 100.

“Também estamos pleiteando na Assembleia Legislativa a criação da Comissão em Defesa da Pessoa Idosa”.  

Agora, o foco é promover a qualidade entre a população de idosos que apresentem algum tipo de deficiência física.

“Queremos que o nosso Estado,  sempre pioneiro e referência em qualidade de vida em nosso país, ganhe visibilidade também ao adotar cada vez mais uma rede natural de proteção aos nossos idosos.”

Jornalista Valquíria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar