Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/12/2016 - 14h25min

Diagnosticar câncer no início através de exames aumenta chances de cura

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon

Deputado Venzon apresentou projeto que obrigada gratuidade de exame mais complexos

As chances de cura chegam a 90% quando o câncer é detectado logo no início. Por isso, é tão importante o diagnóstico precoce e o início imediato para o tratamento. Pensando nisso, o deputado Serafim Venzon (PSDB) apresentou um projeto de lei que obriga o estado a oferecer gratuitamente um exame que dá um diagnóstico mais eficiente aos pacientes com câncer.

Fazer exames é uma das medidas mais importantes no combate ao câncer. O início da doença geralmente é silencioso e indolor. “É uma doença que precisa ser percebida a tempo. O diagnóstico precoce, feito através de exames, é fundamental para que as chances de cura sejam maiores”, afirma Serafim Venzon, que também é médico.

Além das tomografias, há um exame ainda mais sofisticado para o diagnóstico da doença: o PET SCAN ou PET CT. É um tratamento por imagem que permite enxergar detalhes que não são percebidos na tomografia ou ultrassom. “As células cancerígenas consomem muito mais açúcar para sobreviver. Então, esse exame utiliza glicose radioativa e consegue identificá-la”, explica Venzon.

O PET SCAN é o exame mais moderno atualmente e produz imagens mais nítidas e precisas. O problema é que é um exame oferecido apenas em alguns hospitais de alta complexidade e para determinados tipos de câncer. “O objetivo desse projeto é que o Estado de SC ofereça gratuitamente o exame a todas as pessoas diagnosticadas com câncer. Assim, dá para saber onde estão as células e atuar diretamente na região afetada”, garante.

Custo-beneficio para o Estado
O valor para a realização do PET SCAN é de aproximadamente R$ 2.500. “É um valor alto e que muitas pessoas não tem condições de pagar”, lamenta Venzon. No entanto, segundo o parlamentar, apesar do custo, a realização do exame ainda se mostra econômica para o Estado. “O Estado gasta muito mais com os tratamentos de câncer, que além de elevados se mostram quase sempre ineficientes, oferecendo apenas uma sobrevida ao paciente”, afirma.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil gasta hoje, entre internação hospitalar, quimioterapia e radioterapia, em torno de R$ 1,2 bilhão por ano com o tratamento do câncer.

Entenda o PET SCAN
O PET SCAN é atualmente o método mais moderno para a detecção de cânceres, problemas neurológicos e diversas doenças do coração. O exame é realizados em um aparelho de última geração e, através do procedimento, pode-se realizar uma análise do metabolismo e da anatomia do corpo do paciente. As imagens são geradas em alta resolução e é possível se detectar precocemente alterações celulares. Dependendo do resultado dos exames, dá-se início ao monitoramento ou ao tratamento do problema apontado.

Quando é indicado?
Estes exames são muito indicados em casos de suspeita de câncer, para análise do estado de um tumor, para avaliação de eficácia de tratamento, para planejar uma radioterapia, para avaliar corações que já tenham sofrido infartos, para avaliar demências e também a função cerebral em detalhes.


Assessoria de Imprensa
Ana Maria Leal da Veiga
Deputado Serafim Venzon
(48) 9633-4105
(48) 3221.2717

Voltar