Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/12/2018 - 15h23min

Dia Estadual do Motofretista tramita na Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
Foto: Paulo Cesar Santos

Sobre duas rodas, eles percorrem por todos os recantos do Estado. Seja para se deslocar transportando mercadorias, produtos, documentos e até passageiros. Os motofretistas, que envolvem os motoboys e mototaxistas, trabalham 24 horas por dia. Uma profissão que chegou de mansinho nos anos noventa e hoje tem grande influência na vida das pessoas. São mais de um milhão de motos circulando pelo estado. Em 2003, circulava pouco mais de 330 mil. Muitos desses utilizam o veículo para o trabalho de motofretista.

Por conta desse volume e importância do setor, é que o deputado Estadual, Milton Hobus (PSD) propôs na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Projeto de Lei que institui o Dia Estadual do Motofretista (motoboy e mototaxista). A comemoração foi definida para 27 de julho. O motivo é pela data ser a mesma em comemoração ao dia do Motociclista, no Brasil. O projeto já foi protocolado e tramita no Parlamento Catarinense.

De acordo com Milton Hobus, a intenção é incentivar campanhas e atividades voluntárias associativas, que possam contribuir com a conscientização para redução de acidentes com a categoria. Já que o volume preocupa. Só no ano passado cerca de 5,7 mil colisões foram registradas em pelo menos cinco grandes hospitais do Estado.

O objetivo da Lei proposta vai além, como ampliar a discussão sobre políticas públicas sobre preços dos equipamentos de segurança, alertar usuários sobre a importância da manutenção das motos, discutir a respeitabilidade entre motociclistas e sociedade, conscientizar sobre a fragilidade do motociclista no trânsito, comparado a outros condutores e ainda valorizar os profissionais da categoria.

Milton Hobus reconhece não só a importância dos profissionais, mas também de quem utiliza o serviço. “Com a criação de aplicativos de entregas rápidas, a demanda do setor aumentou e tende se inovar,” destacou.

Hobus reforçou ainda que diante das exaustivas filas, congestionamentos intermináveis, muitas empresas não sobreviveriam sem o que é considerado importante serviço, em especial os de entregas rápidas. A regulamentação da profissão de motofretistas foi em 2009, substituindo a Lei anterior de 1997, que tratava do assunto. Destaque que para atuar na área o condutor tem que ter no mínimo 21 anos, estar habilitado há pelo menos 1 anos e não ter delitos de trânsito vigente. Precisa ainda realizar curso para ser considerado apto.

 

Assessoria de Imprensa - Milton Hobus
Deputado Estadual - PSD
Paulo Cesar Santos
MTE/SC 05812 - JP
48 3221 2949
48 9911 0153
48 9141 0880

Voltar