Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/11/2019 - 14h34min

Dia 30 de julho é o dia do Pastor Evangélico em SC

Imprimir Enviar
Deputado Felipe Estevão
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Felipe Estevão (PSL), agora virou lei e institui o dia 30 de julho como o Dia do Pastor Evangélico em Santa Catarina. O PL virou a Lei 17.738 após a sanção do governador do estado.

A nova lei é uma homenagem ao já falecido pastor Cezino Bernardino, nascido em Imbituba e que teve passagem marcante na Comarca de Camboriú, onde fundou o departamento de missões Gideões Missionários da Última Hora, em 1980, do qual foi presidente até o último dia de sua vida.

Felipe Estevão também destaca que “o relevante trabalho que prestado pelos pastores em defesa da ética, dos valores da família, na assistência aos necessitados e na sustentação da dignidade humana. Ademais, dados do IBGE dão conta que, entre 2000 e 2010, a população evangélica cresceu 61% e em 2014 os cristãos já representavam 25% dos brasileiros.”

Cesino Bernardino
Nasceu no dia 29 de novembro de 1934, na cidade de Imbituba, Santa Catarina, filho de Bernardino José Cândido e Teodoria Maria dos Santos. Aceitou o chamado de Jesus Cristo ainda 13 anos de idade, sendo batizado em 1948.

Aos 28 anos de idade foi guindado ao presbitério, ainda em Imbituba, pelo então pastor Hilário da Costa, e, dois anos depois, resolveu dedicar-se ao ministério em tempo integral, a convite do pastor João Ungor, em Urubici, por quem foi consagrado ao ministério pastoral, em 15 de janeiro de 1971.

Permaneceu em Urubici de 1967 a 1971, subordinado ao Pastor João Ungor. Depois atuou em Canoinhas, já como pastor presidente, de 1971 a 1973, e em Balneário Camboriú, por um ano, em 1974; regressando a Urubici em 1975. Passou também por Jaraguá do Sul, em 1976, migrando em seguida para Camboriú, onde assumiu como pastor presidente, em reunião presidida pelo Pastor Pedro Cardoso, em 25 de janeiro de 1977.

Seu ministério, devidamente alicerçado na rocha, que é Cristo, sempre foi profícuo, e permitiu que prosperasse de maneira fértil a mensagem do Evangelho, deixando raízes profundas de abnegação e liderança. Dentre os muitos obreiros formados pelo Pastor Cesino, contam-se quase setenta pastores, além de centenas de presbíteros e diáconos.

Muitas foram as realizações levadas a efeito no campo eclesiástico, por intermédio desse valoroso servo de Deus, com destaque especial para a criação do departamento de missões Gideões Missionários da Última Hora, em 1980, do qual foi presidente até o último dia de sua vida. Além da elevação espiritual, a assistência social também era sempre seu objetivo, pois os Gideões prestam atendimento aos doentes e necessitados, chegando até eles, seja através dos rios da Região Amazônica, seja nos sertões brasileiros, haitianos ou africanos. Onde há fartura de água, utilizam embarcações motorizadas, incluído o barco odonto-clínico Gideão VI, onde são atendidos desde a parturiente até tratamentos dentários, além de doação de roupas e brinquedos. E, nas regiões semiáridas, o auxílio se traduz no fornecimento d’água e até abertura de poços.

O Pastor Cesino Bernardino, conhecido como um dos maiores incentivadores da obra missionária e de implantação de igrejas no Brasil e no exterior, morreu em 30 de julho de 2016, aos 81 anos, deixando um legado de 63 projetos missionários, espalhados por 19 Estados brasileiros e 43 nações. Foi casado com Pedra Ana de Abreu Bernardino (in memoriam) e Elba Pignatari Bernardino. Pai de Rute, Rubens, Raquel, Rode, Reuel, Benaia e Jonas.

Este homem de Deus deixa saudades e a certeza do dever cumprido. Possui uma ação catequética por ajudar na educação e aprofundamento da fé dos que já aderiram a Jesus Cristo e querem ingressar na comunidade, através de uma iniciação completa, ou que necessitam estruturar melhor sua conversão. Ele amplia os horizontes da fé frente as exigências no mundo de hoje, ajudando o cristão a seguir Cristo e guiar-se em conformidade com os seus mandamentos.

Tem-se dito, com justiça, que os pastores são fundamentais para manterem viva a presença de Jesus em nosso meio e para promoverem a expressão máxima do discipulado que se concretiza no amor mutuo.

 



Fabian Lemos

Jornalista profissional – DRT-SC 01187 JP

48 9 9830-9943

Voltar