Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/04/2013 - 17h58min

Deputados petistas cobram descentralização de especialidades e de estruturas de apoio a pacientes

Imprimir Enviar
Reunião da Comissão de Finanças e Tributação. Foto: Jonas Lemos Campos

Na reunião da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (10), o debate sobre a criação de um programa de incentivo para a instituição de Casas de Passagem para pessoas que estejam em tratamento médico fora de seu domicílio suscitou o debate sobre a importância da descentralização dos serviços de saúde de média e alta complexidade em Santa Catarina.

O deputado Neodi Saretta, que havia pedido vistas, apresentou voto favorável ao PL 423.9/2011. Ele salientou que as estruturas de apoio a pacientes, quando criadas, devem estar em todas as regiões do Estado, não apenas na Capital, em benefício de toda a população catarinense. “Esta iniciativa pretende fazer com que o governo venha a oferecer o acolhimento temporário e seguro para homens, mulheres, adultos, crianças, idosos ou grupos familiares que estejam realizando tratamento fora de seu domicílio”, expôs.

A deputada Luciane Carminatti acrescentou que a saúde deve ser uma política de Estado e o Governo precisa investir mais na descentralização dos serviços para evitar que a população tenha que percorrer grandes distâncias para receber atendimento especializado. “Por que crianças com câncer de Chapecó precisam se deslocar para Florianópolis para fazer o tratamento? Penso que os cidadãos do Oeste, ou de qualquer outra região, têm o mesmo valor que os da Capital”, explicou.

Como encaminhamento, a votação do PL ficará sobrestada para que o debate seja ampliado e aprofundado. Ficou definido que o secretário estadual de Assistência Social será convidado para participar de uma reunião da Comissão. Por sugestão da deputada Luciane, também o secretário de Saúde será chamado. A data desta reunião não foi definida.

 

Assessoria Coletiva da Bancada do PT na Alesc
bancadaptsc@gmail.com
(48) 3221 2824

Voltar