Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/05/2020 - 21h05min

Deputados pedem à OMS intervenção na regulação do mercado de respiradores

Imprimir Enviar
Documento é assinado pelo deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Alesc
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Tendo em vista o aumento de casos da Covid-19 e a falta de respiradores em todo o Brasil, os presidentes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Júlio Garcia, e da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Neodi Saretta, encaminharam um documento ao diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça, para que intervenha junto às instâncias internacionais e crie mecanismos para a produção de ventiladores pulmonares. De acordo com o documento, que é de iniciativa dos deputados membros da Comissão de Saúde, há falta de respiradores em todos os estados do Brasil.

Os estados estão tendo muitas dificuldades em adquirir os aparelhos, seja pelo alto custo ou pelo direcionamento dos mesmos aos países com maior poder de compra. Desta forma, pedem à OMS que protagonize o movimento com o objetivo de instituir mecanismos de regulação do mercado de respiradores, tanto para sua aquisição como para compra dos componentes necessários para sua montagem, estendendo também aos equipamentos de proteção individual (EPIs).

No Brasil e em Santa Catarina, há empresas capazes de produzir respiradores, e só não conseguem pela falta de um componente que é comercializado a um alto custo e de difícil aquisição.

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar