Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2013 - 18h32min

Deputado vota contra MP que cria gratificações somente para médicos da saúde pública

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT). Foto: Solon Soares/Agência AL

Durante a votação das três medidas provisórias do Executivo voltadas ao setor de saúde, na tarde desta quarta-feira (16), o deputado Dirceu Dresch (PT) fez duras críticas à MP 192/2013, que institui o Plano de Gestão da Saúde. O texto prevê gratificações de desempenho de produtividade e indenização de produção apenas para médicos e gestores. Dresch criticou a falta de tempo para discussão da matéria e o fato de o programa beneficiar apenas a classe médica, excluindo os demais profissionais da saúde. Mesmo sob protestos,a  PP foi aprovada com votos contrários dos deputados de oposição.

“Isso não vai resolver o problema crônico da saúde pública catarinense. Não sou profissional da saúde, mas é claro que essa medida é preconceituosa, pois valoriza apenas os médicos. Uma cirurgia não é feita só pelo médico, mas por uma equipe multidisciplinar. O governo não precisava pagar milhões para uma auditoria externa, pois os problemas são visíveis. Eu voto contra essa MP”, disse Dresch.

O deputado também destacou que os problemas na saúde pública não serão resolvidos garantindo subsídio extra para uma parcela dos profissionais. Ele citou a  ociosidade dos centros cirúrgicos, apontada em auditoria do Tribunal de Contas do Estado, que também constatou total falta de controle de frequência dos médicos e a precariedade das estruturas. “Se hoje há ociosidade no sistema, pagar extra para o médico fazer cirurgia é uma incoerência.”

A favor da ajuda aos municípios
O deputado Dirceu Dresch votou favorável à MP 190/2013, que dispõe sobre a implantação e a concessão de incentivo financeiro, de forma emergencial, para  centrais de regulação de internações e de consultas e exames nas oito macrorregiões do estado, conforme prevê a política nacional para o setor. E também foi favorável à  MP 191/2013, que trata de incentivo financeiro de R$ 0,30 per capita  aos municípios para custear  consultas e exames de média complexidade.


Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch – PT/SC
(48) 9944 0190

Voltar