Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/10/2012 - 18h13min

Deputado Volnei Morastoni destaca o movimento Outubro Rosa em Florianópolis

Imprimir Enviar
Deputado Volnei Morastoni (PT)

A participação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) no movimento Outubro Rosa foi destacada pelo deputado Volnei Morastoni (PT), em pronunciamento na tribuna nesta quarta-feira (10). Desde o início do mês a Alesc exibe iluminação na cor que representa a luta contra o câncer de mama, somando-se a outros símbolos da capital do Estado – as Pontes Hercílio Luz, Pedro Ivo e Colombo Sales e a Figueira da Praça XV de Novembro. O parlamentar cumprimentou a iniciativa da Bancada Feminina ao propor que a Assembleia aderisse ao movimento internacional. “É um mês de conscientização sobre o câncer de mama, que infelizmente afeta dramaticamente centenas de mulheres”, disse.
O deputado, que preside a Comissão de Saúde da Alesc, apresentou dados alarmantes que reforçam a importância da realização anual da mamografia para o diagnóstico precoce da doença. Segundo ele, em todo o mundo, são 1,2 milhão de pessoas afetadas. O Brasil registra 50 mil casos por ano. No Estado são 16 mil e, por dia, quatro novos casos confirmados. Em Florianópolis, um novo caso é registrado a cada três dias. “Para atender estas pessoas o serviço público é essencial para o diagnóstico, assim como as entidades são fundamentais na luta de prevenção e combate ao câncer de mama”, argumentou.
Morastoni destacou o trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Associaçção Brasileira de Portadores de Câncer, que atuam no Estado na orientação e encaminhamento das pessoas que enfrentam o problema. Parafraseando a médica Senen Dyba Hauff , do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), o deputado sintetizou o significado do movimento. “Iluminar significa jogar luz sobre um assunto que tanto assusta as mulheres, mas a cor de rosa sinaliza que este medo pode ser amenizado com a realização de exames clínicos e pelo diagnóstico precoce feito por meio da mamografia”, disse.

+ Saúde
Também nesta quarta-feira estiveram na Assembleia, convidados pelo deputado Volnei Morastoni, os presidentes da Associação Catarinense de Medicina, Aguinel José Bastian Junior, e do Conselho Regional de Medicina, Vicente Pacheco Oliveira, para falar sobre o movimento nacional que defende mais verbas para a saúde. As entidades integram o grupo que coordena a coleta de assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular que propõe a destinação de 10% da arrecadação bruta do país para a saúde. “É muito importante conseguir as assinturas necessárias para levar o projeto ao Congresso Nacional no próximo ano”, frisou.

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar