Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2012 - 15h52min

Deputado Venzon defende contratações de profissionais da saúde

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon (PSDB)

O déficit de profissionais da área chega a 2 mil em SC. Hospitais operam com leitos fechados por falta de funcionários

O deputado Serafim Venzon (PSDB) representou a Assembleia Legislativa na segunda edição do “Abraço à Saúde”, evento realizado na manhã desta terça-feira, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. A iniciativa foi promovida por médicos da rede pública e visa chamar atenção do governo do Estado para a situação dos hospitais em Santa Catarina.

Cerca de 50 médicos participaram da manifestação. Eles reivindicam mais contratações para a área. De acordo com Dr. Vicente Pacheco de Oliveira, presidente do Conselho Regional de Medicina, há um déficit de 2 mil profissionais de saúde em Santa Catarina. “Os hospitais necessitam de médicos, enfermeiros, técnicos. Precisamos da contratação de pessoal de forma urgente”, afirma.

Segundo o presidente, a contratação do pessoal supriria grande parte dos problemas na área da saúde no Estado. “Hoje temos pessoas que esperam atendimento no setor de urgência e emergência por até oito horas. Há hospitais onde apenas um médico atende este setor, o que representa um extremo risco para a população. Deveriam ser no mínimo dois”, esclarece.

O deputado Venzon reconhece o problema. “A Secretaria de Saúde tem investido muito na melhoria e construção dos hospitais. Está previsto mais R$ 500 milhões de investimentos na área. No entanto, apesar de todo esforço do governo, precisamos lembrar que a saúde ainda está muito carente, precisando, acima de tudo, de funcionários”, afirma.

Venzon afirma que no Hospital Infantil Joana de Gusmão há  pelo menos 80 leitos fechados por falta de profissionais. Das oito salas de cirurgias, apenas três funcionam. As outras cinco também estão fechadas por falta de funcionários.

O Abraço à Saúde catarinense integra o calendário de ações da Semana do Médico, que inclui a suspensão de atendimento a planos de saúde sem acordo com o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cosemesc).

Voltar