Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/03/2015 - 12h23min

Deputado Valduga trabalha pela implantação da Defensoria Pública da União em Chapecó

Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga, vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, e o deputado estadual Juliano Roso (PCdoB/RS)

Há alguns dias o deputado Cesar Valduga (PCdoB) vem trabalhando para a implantação de uma unidade da Defensoria Pública da União (DPU) em Chapecó. Hoje, 26, o deputado realizou uma reunião com a reitoria da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) buscando uma parceria. Na próxima segunda-feira, 30, terá uma audiência com o Defensor Público-Geral Federal, Haman Tabosa de Moraes e Córdova, em Brasília.
No início de março Valduga conversou com o reitor da UFFS, professor Dr. Jaime Giolo, que mostrou interesse na parceria para buscar a unidade da DPU para Chapecó, colocando à disposição uma estrutura física junto à universidade para a sua instalação. Na reunião de hoje, com o vice-reitor da universidade, professor Dr. Antônio Inácio Andrioli, a parceria foi reafirmada. Acompanhou o encontro o deputado estadual do Rio Grande do Sul, Juliano Roso (PCdoB).
Além da audiência na DPU, o Fórum Parlamentar do Oeste de Santa Catarina, presidido por Valduga, encaminhou um ofício ao Defensor Público-Geral Federal, solicitando a instalação da Unidade da Defensoria Pública da União no Município de Chapecó, tendo por finalidade atender a Subseção Judiciária da Região Oeste do Estado.
“A região Oeste é um pólo da agroindústria, com relações sociais subsequentes, com as trabalhistas, previdenciárias e federais. Também se caracteriza pela economia de agricultura familiar, sendo grande parte da população da região potencial assistido dos serviços de assistência jurídica a ser prestado pela Defensoria Pública da União”, analisa Valduga.
Além disso, Chapecó concentra grande parte dos serviços públicos e privados de saúde e educação, bem como concentra o comércio da mesorregião. Ainda, expôs o deputado, uma unidade da DPU vai colaborar par a interiorizar os serviços da Defensoria Pública da União no Estado de Santa Catarina.
Segundo o defensor público chefe da unidade de Florianópolis da DPU, Gabriel Faria Oliveira, hoje há apenas duas unidades da DPU no Estado, na capital e em Joinville. “É imprescindível que haja também a prestação do serviço da região oeste do Estado, de modo a integrar a população do oeste catarinense na gama dos serviços de assistência jurídica integral e gratuita”, disse Valduga.

A região Oeste
A Subseção Judiciária da Região Oeste do Estado abrange os municípios de Abelardo Luz, Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Bom Jesus, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Entre Rios, Formosa do Sul, Galvão, Guatambu, Ipuaçu, Irati, Jardinópolis, Jupiá, Lajeado Grande, Marema, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Ouro Verde, Paial, Palmitos, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Saudades, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste, Xanxerê e Xaxim. Juntos, esses municípios têm uma população que ultrapassa a dois milhões de habitantes.

Voltar