Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2013 - 13h50min

Deputado Titon abraça movimento pela inclusão de Santa Catarina na rota do petróleo

Imprimir Enviar
Foto: Divulgação

Ajudar a colocar Santa Catarina no mapa do petróleo no Brasil tem tudo para ser uma bandeira do deputado Romildo Titon (PMDB) para 2014, quando assume a presidência da Assembleia Legislativa de forma definitiva. Na última terça-feira, dia 19, um grupo formado por geólogos representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral procuraram Titon, que preside interinamente a Casa, e o deputado Valdir Comin (PP), em busca de apoio político.
Querem a inclusão do bloco Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que integram a Bacia de Pelotas, no leilão da Agência Nacional do Petróleo, que deve ocorrer em 2015.

“Santa Catarina tem potencial, estrutura de portos, o que ajudaria na logística, e uma bacia geológica propícia para exploração”, destacou o geólogo João Carlos Correa, presente no encontro. Segundo ele, uma série de empresas já demonstram interesse na prospecção, que resultaria em uma cadeia de benefícios ao Estado, desde royalties, novas empresas e geração de emprego e renda. Titon, que pretende abraçar a causa, classifica o encontro como o primeiro passo para uma possível bandeira em 2014. Deve reunir-se novamente com o grupo ainda este ano para ter acesso a mais informações sobre o potencial do Estado.

O deputado Comin comparou a iniciativa com a bandeira abraçada pelo atual presidente da Alesc, deputado Joares Ponticelli (PP), defensor da exploração econômica de minerais, entre eles o carvão, que estará no novo leilão de energia, marcado para o dia 13 de dezembro.

A Bacia de Pelotas possui 210 mil quilômetros quadrados de área e se estende do Sul de Santa Catarina até a fronteira com o Uruguai, abrangendo toda a costa do Rio Grande do Sul. O direito de exploração da Bacia de Pelotas foi conquistado pela Petrobras na Licitação nº 6 da ANP, realizada em 2004, quando a estatal adquiriu um bloco exploratório, dividido em seis células, de cerca de 3,9 mil quilômetros quadrados de área.


Marcelo Tolentino
Assessoria de imprensa do dep. Romildo Titon
(48) 3221-2579   (48) 99776336 e (48) 91773672
www.deputadotiton.com.br
www.twitter.com/deputadotiton
Facebook: Romildo Titon

Voltar