Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/07/2013 - 17h43min

Deputado solicita desoneração para piscicultores

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Foto: Solon Soares

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) retomou, nesta terça-feira (2), uma solicitação ao Governo Federal para que isente de PIS e COFINS o setor pesqueiro, além da isenção total de impostos sobre a produção de ração destinada à criação de peixes em cativeiro. O argumento do parlamentar é que a próxima fronteira produtiva do setor, no Brasil, é a piscicultura continental e a ração representa o maior custo para os agricultores que atuam na área.

Conforme Padre Pedro, a piscicultura é uma atividade característica da pequena agricultura familiar. Em cerca de 20 anos, a produção subiu de pouco mais de 1 mil toneladas para 32,1 mil toneladas. “Mais de 60% disso é produção de tilápias, com o maior custo vinculado à ração. É uma medida que teria impacto direto na pequena agricultura”, afirma o parlamentar.

O parlamentar ainda argumenta que estudos do banco holandês Rabobank, indicam que o Brasil tem potencial para ser a próxima fronteira aquícola do mundo, e vislumbra um crescimento contínuo do setor até 2022. “Além disso, nossa produção enfrenta uma concorrência desigual com os produtos que vem do Vietnã e Tailândia, que entram com uma alíquota especial de 2%. Nossos piscicultores pagam 17,5%”, complementou o parlamentar.

O pedido foi encaminhado à presidência da República, e aos ministérios da Fazenda, Pesca e Aqüicultura, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e da Agricultura. 

 

Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br

Voltar