Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/02/2017 - 11h33min

Deputado Serafim Venzon quer alteração na lei dos jet skis

Deputado pediu obrigatoriedade de capacete e óculos protetores por condutores e passageiros
Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon

O deputado estadual Serafim Venzon (PSDB) apresentou uma indicação à Marinha do Brasil pedindo alterações na norma que regula o uso de motos aquáticas no país. O parlamentar quer incluir o uso do capacete e de óculos protetores nos itens de segurança obrigatórios nos jet skis.  A medida visa aumentar a segurança dos condutores e passageiros.

Venzon apresentou o projeto após um acidente envolvendo duas motos aquáticas e que resultou na morte de Laís Helena Machado, de apenas 20 anos, moradora de Tijucas, na Grande Florianópolis. Estudante de medicina, a jovem estava junto com o pai quando aconteceu a fatalidade. O acidente, ocorrido no litoral do Paraná, causou comoção no Vale do Rio Tijucas.

O uso de motos aquáticas está cada vez mais frequente no litoral catarinense, seja para lazer ou fins esportivos. Com o aumento no número de jets, aumentam também a quantidade de acidentes. “Estamos com cada vez mais veículos marítimos, mas a nossa lei não acompanhou essa evolução. É necessário alteração nas normas e também mais fiscalização nas águas”, afirma Venzon.

Duas medidas que o deputado pede é incluir o uso de um capacete especial e também de óculos protetores por usuários dos veículos. Hoje há obrigatoriedade apenas para o colete salva-vidas. “O jet é uma moto aquática. Temos que ter a mesma preocupação que nas estradas. Sem o uso dos óculos adequado, o condutor fica com a visão prejudicada devido aos jatos de água no olho. O capacete, que já é utilizado em competições do esporte, protege em casos de acidentes e quedas”, garante.

Mais fiscalização
As causas dos acidentes aquáticos são variadas: falta de habilidade na condução, imprudência, bebida e direção, mar revolto ou simples perda de controle. O litoral de Santa Catarina atrai turistas do mundo todo. Algumas praias catarinenses, como o caso do Caixa d’Aço, em Porto Belo, são conhecidas pelas águas tranquilas, propícias para o uso de embarcações. O local é conhecido pelo movimento de lanchas e jets durante o verão. “É preciso aumentar a fiscalização durante a temporada”, afirma.

Sobre Laís
Laís Helena Machado sonhava ser médica. Dedicada, chegou a ser aprovada no vestibular para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Odontologia, Engenharia Mecânica e Engenharia de Minas. Mas resolveu perseguir o sonho de ser médica. Em dezembro de 2015 veio a aprovação no vestibular para o curso tão desejado. Ano passado iniciou a faculdade de Medicina, na cidade de Lages. E antes que iniciasse mais um ano na universidade, o sonho de ser médica acabou em um acidente náutico. Laís, com 20 anos, morreu antes que pudesse chegar ao hospital.

Assessoria de Imprensa
Ana Maria Leal da Veiga
Deputado Estadual Serafim Venzon
(48) 99633-4105
(48) 3221-2717

Voltar