Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/06/2017 - 15h51min

Saretta realiza debate sobre atendimento aos pacientes com fissura labiopalatina

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta presidiu a audiência pública

Através de proposição do deputado Neodi Saretta (PT), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizou audiência pública para debater com representantes da  Associação dos Portadores de Fissura Labiopalatina de Santa Catarina (Profis) sobre o atendimento aos pacientes com fissura labiopalatina. Presidente da Comissão, Saretta falou da importância do debate acerca do tratamento deformidade que atinge uma em cada 650 crianças nascidas em Santa Catarina. "Aqui em SC a referência no tratamento é o Centrinho de Joinville e o que queremos é que quando há necessidade de cuidados especializados, todas as crianças sejam encaminhadas para aquela unidade e não para outras cidades que não tenham atendimento especializado." O deputado explicou que o encaminhamento dos pacientes para o Centrinho é uma reivindicação da Profis e também dos familiares das crianças com fissura labiopalatina.

O Centrinho de Joinville atende cerca de 3 mil pacientes com fissura labiopalatina, de mais de 260 municípios. A unidade é mantida com recursos do município de Joinville, ao custo de R$ 639 mil por mês, e recebe do governo do Estado R$ 50 mil por mês. Saretta explicou que, como a unidade é referência no tratamento é fundamental que o Estado destine mais recursos para o Centrinho como forma de garantir o atendimento também aos pacientes de outros municípios.  Profissionais e familiares de pacientes também pediram o reconhecimento do Centrinho como referência na área para encaminhamento de pacientes pelo Estado via TFD (Tratamento Fora de Domicílio) e sistema de regulação (SisReg). Hoje a referência é o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis que não tem especialistas para realizar todo o tratamento.

Projeto de lei
Como forma de conscientização, o deputado Neodi Saretta apresentou durante a audiência, um projeto de lei de sua autoria instituindo o dia 24 de junho como "O Dia Estadual de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina".  O PL foi protocolado na Assembleia Legislativa e segue para análise das comissões.

A audiência pública foi realizada na Assembleia Legislativa. Participaram do debate representantes da Profis de todo o estado, familiares de pacientes, médicos e representantes de órgãos da saúde.

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar