Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/08/2017 - 16h36min

Deputado Natalino faz palestra sobre eletrificação rural na Expointer

Imprimir Enviar

Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Natalino Lázare, foi o convidado da sessão ordinária desta quinta-feira da comissão semelhante que atua na Assembleia do Rio Grande do Sul. Um dos temas que dominou a pauta foi o problema da energia nas propriedades rurais. O problema é semelhante nos dois Estados, onde predominam as redes monofásicas (que não dão conta de atender à demanda, gerando transtornos, prejuízos e gerando prejuízos incalculáveis).

Assim como em Santa Catarina, os gaúchos começaram a ser movimentar para pressionar as autoridades no sentido de substituir as redes monofásicas pelo sistema trifásico, bem mais potente e seguro. O problema atinge várias atividades como vinícolas, pousadas e pequenas indústrias artesanais.

“Fiz um relato do quadro dramático que estamos vivendo em Santa Catarina, onde um produtor rural que tem, por exemplo, um aviário e produz leite com ordenhadeiras, tem fazer funcionar apenas um equipamento por vez, desligando o outro e geralmente ficando sem energia também no restante da propriedade. Essa realidade impede o desenvolvimento, além dos transtornos que gera, como estimular o êxodo rural,” resumiu Natalino, que foi aplaudido pelo público presente à sessão na Expointer.

Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia gaúcha, deputado Adolfo Brito (centro na foto), elogiou o trabalho de Natalino, frisou que a preocupação é exatamente a mesma no Rio Grande do Sul e enalteceu o trabalho conjunto que as duas Assembleias vêm fazendo na direção de modernizar as redes de eletrificação rural, levando luz de qualidade os produtores sulistas.

No dia 29 de junho, Brito foi um dos palestrantes no Seminário Eletrificação Rural – Desafios Urgentes, coordenado pelo deputado Natalino Lázare na Alesc. O secretário Nacional de Segurança Alimentar, órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caio Rocha, também participou dos debates.

Voltar