Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/05/2017 - 17h31min

Deputado Natalino enaltece cadeia produtiva pelos 24 anos sem febre aftosa

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare

Último foco da doença em Santa Catarina foi registrado em 1993

Santa Catarina completa 24 anos sem registro de foco de febre aftosa, neste ano. O presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, deputado Natalino Lázare (PR), celebrou esta conquista e ressaltou que é preciso enaltecer todos que compõem essa cadeia produtiva, nesta terça-feira, 16. Há dez anos, o Estado foi reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Em 25 de maio de 2007, se tornou o único do país a conquistar esse status sanitário diferenciado, sendo referência em sanidade animal. O último foco da doença em Santa Catarina foi registrado em 1993 e a última vacinação foi em maio de 2000. “Isso é resultado de um trabalho fantástico realizado pelo Governo do Estado com a participação das agroindústrias e, em especial, do nosso produtor. Portanto, temos que agradecer a todos que contribuíram de alguma forma, ao longo da história, para que termos esse credenciamento de qualidade junto ao mundo dos negócios”, afirma o deputado Natalino.

De acordo com a Secretaria da Agricultura, os esforços iniciaram em 1965, quando o Governo do Estado, Ministério da Agricultura, agroindústrias e produtores rurais se uniram para combater a febre aftosa no território catarinense. O estado, que chegou a ter uma média de 462 focos por ano entre 1971 e 1983, erradicou a doença e em 1993 registrou a última ocorrência de febre aftosa.

Exportações
A febre aftosa é a enfermidade que mais causa prejuízo econômico a um país, especialmente pelas restrições aos mercados internacionais de animais e seus produtos. A partir da certificação como zona livre de febre aftosa sem vacinação, Santa Catarina teve acesso aos mercados mais competitivos do mundo e se tornou o maior exportador de carne suína do país. Só em 2016 foram embarcadas 274 mil toneladas de carne suína, com um faturamento de 555,2 milhões de dólares. Com a parceria entre produtores, agroindústrias e Governo do Estado nós realizamos um trabalho de excelência que nos permite exportar para o Japão, Chile, China, Estados Unidos e Coreia do Sul. Santa Catarina tem o melhor status sanitário do país.

 

 

Assessoria de Comunicação - (48) 3221-2638
Jornalistas:
- Fabian Lemos
fdeoliveiralemos@gmail.com - (48) 9 9830-9943
- Guilherme Garcia
guilherme@alesc.sc.gov.br - (48) 9 8406-4891


 

Voltar