Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/04/2018 - 10h53min

Deputado Natalino alerta para necessidade de diálogo com União Europeia

Imprimir Enviar

As mobilizações realizadas pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Natalino Lázare, contribuíram para que o agronegócio catarinense recebesse uma boa notícia nesta semana. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) retirou a suspensão da BRF e a empresa está liberada para exportar carne de frango para a União Europeia.

Os frigoríficos que estavam suspensos estão novamente habilitados a vender para os países do bloco, entretanto ainda é preciso convencer o mercado europeu, como explica o parlamentar.

“Agora é preciso um trabalho político muito forte diante da UE, e demais países que importam carne de Santa Catarina, e mostrar que não existe problema algum com relação a sanidade dos produtos comercializados. Vou continuar pressionando para que as autoridades brasileiras cumpram seu papel de mostrar para o mundo que nossos produtos são produtos de qualidade, desde o pequeno produtor até o último elo desta cadeia produtiva”, afirma o deputado Natalino.

As plantas da BRF impedidas de vender o produto para a União Europeia e que agora serão novamente credenciadas, estão localizadas nos municípios de Concórdia, Chapecó e Capinzal. As estimativas são de que o estado tenha deixado de exportar mais de três mil toneladas no último mês, um prejuízo que chega a US$ 9 milhões.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou que irá recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a União Europeia que está descredenciando frigoríficos da BRF como exportadores de carne de aves para países do bloco econômico.

Voltar