Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/02/2019 - 07h13min

Naatz retoma projeto de criação do Parque Estadual da Praia de Taquarinhas

Imprimir Enviar
PL do deputado Ivan Naatz propõe criação do Parque Estadual da Praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú. Foto: Agência AL

Novo projeto de lei protocolado nesta semana pelo  deputado Ivan Naatz (PV), na Assembleia Legislativa, resgata a proposta de criação do Parque Estadual da Praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú.  A área de total é de mais de 300 mil metros quadrados e faz parte da chamada Área de Preservação Permanente (APP) da Costa Brava, na região  da rodovia Interpraias.

O projeto original havia sido apresentado pelo então deputado estadual Sargento Amauri Soares (PDT) ao final do ano de 2009, mas acabou sendo arquivado, depois de tramitar por duas legislaturas.  O deputado Ivan Naatz, que nesta quinta-feira (28) , assume a presidência da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, ressalta que um dos objetivos é impedir que parte da área composta por cinco terrenos vá a leilão por iniciativa da Caixa Econômica Federal, em função de garantia por empréstimo empresarial de uma construtora que tinha projetos de edificação no local.

O parlamentar destaca, entretanto, que a justificativa principal do novo projeto atende a reação da sociedade  que vem discutindo  e reivindicando  a criação do parque há alguns anos. “Trata-se também  de uma iniciativa defendida por especialistas, por organizações ambientais e com evidente apoio da comunidade local-regional que defende a manutenção da diversidade biológica,  a promoção da educação  e a pesquisa cientifica no local”, complementa Naatz no texto da proposta.

O projeto de lei  prevê que a criação do parque  servirá ainda como local de recreação  e prática  de atividades esportivas, como o mergulho, bem como para promover o turismo ecológico. Se aprovado e transformado em lei, há previsão também de que no prazo máximo de um ano após a promulgação deverá ser criado o Conselho Gestor do Parque Estadual de Taquarinhas e, na sequencia,  o Plano de Manejo.

Uma audiência pública prévia da Alesc para debater a criação do parque com a população em conjunto com a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deverá ser convocada pelo deputado nas próximas semanas.  “É importante que exista o clamor popular, o apoio da comunidade local e regional para garantir a aprovação do projeto e preservar aquela área de grande importância ambiental”, observa Ivan Naatz.

Assessoria de Comunicação
 

Voltar