Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/02/2019 - 11h50min

Deputado Naatz cobra a criação de Plano Estadual de Saneamento

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naaatz
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Ao apresentar dados oficiais sobre o baixo índice da coleta e  tratamento de esgoto em Santa Catarina e seus reflexos sobre a saúde pública e na movimentação do  turismo regional, o deputado Ivan Naatz (PV) cobrou no plenário da Alesc a implantação de um Plano Estadual de Saneamento.  Estudos recentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicam que apesar de Santa Catarina registrar uma cobertura de abastecimento de água e de coleta do esgoto acima da média brasileira, apenas 20,9% dos efluentes recebem tratamento antes de voltar para a natureza.

“É o pior índice entre os três estados da região Sul”, afirmou o deputado, acrescentando que o parlamento precisa unir forças com a sociedade para cobrar ações efetivas do governo estadual  no planejamento de ações a médio e longo prazo. Naatz disse ainda que não é contra as privatizações ou as municipalizações do sistema de saneamento que saíram da abrangência dos serviços da Casan nos últimos anos, mas que precisa haver maior fiscalização estatal e das agências reguladoras porque  “as concessionárias  locais têm priorizado a comercialização da água que dá mais lucro e deixado de lado  a implantação do sistema de esgoto que demanda mais recursos e é demorado.”

O deputado exemplificou o caso do município de Penha,  em que veraneia há mais de 40 anos e que conta com mais de 400 pousadas turísticas. “Ao longo de todo esse tempo não houve evolução na implantação do sistema de esgoto, a balneabilidade das praias fica comprometida e a situação afugenta os turistas, assim como acontece em outras cidades turísticas do estado, com o aumento constante dos pontos impróprios para banho. Precisamos de uma política de saneamento já. O saneamento precisa estar entre as prioridades do governo atual”,  finalizou.

 

Comunicação
Outras informações
48 – 99101 8946

Voltar