Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/09/2015 - 14h06min

Deputado Mário preside Sessão em homenagem ao Jubileu de Ouro da Profissão de Administrador

Imprimir Enviar
Deputado Mário Marcondes (d) preside a sessão, ao lado do proponente da homenagem, deputado Gean Loureiro. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Presidida pelo 4º secretário, deputado Mário Marcondes (PR), a Assembleia Legislativa promoveu, na noite de quarta-feira (24), no Plenário Osni Régis, sessão especial em comemoração ao Jubileu de Ouro da Profissão de Administrador, pela passagem dos 50 anos de regulamentação da profissão. “Celebrar o jubileu de ouro da profissão de administrador é relembrar os 50 anos de história, de luta e conquistas de tão importante categoria. E principalmente, reconhecer estes importantes profissionais que zelam e se preocupam para o correto andamento de uma empresa, órgão, ou instituição”, destacou Marcondes. A sessão foi proposta pelo deputado Gean Loureiro (PMDB), com a anuência dos demais deputados que possuem formação em Administração.

Gean Loureiro destacou que tem grande orgulho de ser administrador e que essa formação lhe auxiliou ao longo de 25 anos de vida pública, em todas as funções que exerceu. Falando sobre a história da profissão, relatou que em 1952, ano em que se iniciava o ensino de Administração no Brasil, a profissão já era reconhecida em outros países. “A formação universitária surgiu da necessidade de aprimorar o planejamento e administração, num momento em que o país passava de um cenário agrário para o industrial”, relatou. O deputado defendeu maior reconhecimento aos profissionais da área, assim como ocorre em outras profissões.

O atual presidente do CRA/SC, administrador Evandro Fortunato Linhares, contou que a entidade preparou uma extensa programação em comemoração ao jubileu de ouro da profissão, que inclui atividades até o final do ano. Em relação ao exercício profissional, o CRA tem centrado esforços em busca do reconhecimento do ato do administrador. “Várias atividades inerentes à profissão deveriam ser validadas somente com a assinatura de um administrador, como é o caso do ato de abertura de uma empresa”, defendeu.

Em nome dos homenageados, o primeiro presidente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina, administrador Célio da Costa Struve, disse que as boas práticas de administração asseguram uma economia forte e uma gestão ética. Ele lamentou os crescentes casos de práticas ilícitas na administração pública. “A baixa qualidade dos serviços prestados mostram o tamanho do desafio que a sociedade tem pela frente. O governo e os poderes constituídos devem existir para servir ao cidadão”, opinou.

Histórico
A regulamentação da profissão de administrador aconteceu no dia 9 de setembro de 1965. A partir daí, passou-se a exigir o diploma para exercício profissional. O Conselho Regional de Administração de Santa Catarina foi desmembrado do CRA-PR em 1982, quando se verificou a existência de um número significativo de profissionais que se formavam em cursos de bacharelado em Administração nas instituições de ensino superior de Santa Catarina. Atualmente, o CRA-SC é subdividido em sete seccionais, que atendem as regionais da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Foz do Itajaí, Norte, Extremo Sul, Serrana e Oeste.

(com a informações de Lisandrea Costa, da Agência AL)

Renata Furlanetto
Jornalista DRT SC 02836 JP
Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual Mário Marcondes
(48) 3221-2801 / (48) 9972-5902

Voltar