Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/07/2015 - 18h47min

Deputado Mário Marcondes faz inspeção na ETE Potecas em São José

Imprimir Enviar
Deputado visitou a estação após receber várias reclamações de moradores vizinhos. FOTO: Divulgação

Depois de receber várias reclamações acerca das condições operacionais e de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Potecas, no município de São José, o deputado estadual Mário Marcondes (PR) fez uma inspeção no local, nesta quinta-feira (2), acompanhado do engenheiro Henrique da Cunha Sant'Ana, presidente da Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Acesa), e do engenheiro Júlio César Souza Cardoso, responsável da Casan pela ETE. “As reclamações são antigas, por isso vim conhecer de perto a real situação, e com embasamento técnico, para fazer os devidos encaminhamentos de uma possível solução”, enfatizou Marcondes.

De acordo com o engenheiro Henrique Sant’Ana, é comum o problema dos maus odores em estações de tratamento de esgotos, devido a questões como projeto, tecnologias de tratamento adotadas, condições operacionais das estações, entre outros. A estação de Potecas existe há 22 anos e possui o tratamento por lagoas, porém, a tecnologia adotada não acompanhou o crescimento do bairro. “No caso específico da Estação de Potecas, há várias questões que envolvem o mau cheiro. A tecnologia de tratamento adotada, por si só, é uma das causas. A estação foi construída em uma época em que a área estava isolada de aglomerados urbanos, mas com a expansão imobiliária, a população está mais próxima da estação e dessa forma, sofre de maneira mais acentuada”.

O engenheiro responsável, Júlio César, disse que atualmente a estação está operando acima da capacidade do projeto, com a vazão chegando a picos de até 250 l/s, bem acima do ideal. “Existe um projeto para melhoria na distribuição dos efluentes nos reatores que dão início ao tratamento de esgoto na estação e também melhorias no pré-tratamento, refletindo positivamente nas condições operacionais”, mencionou. Júlio esclareceu que o gás traz mais incômodos do que malefícios e a exposição ao forte cheiro, mesmo que por muito tempo, não traz problemas em questões tóxicas. “O que ocorre é que as pessoas mais sensíveis acabam se incomodando com o mau odor, gerando estresse e irritabilidade ao longo do tempo”.

Para o engenheiro Henrique, é de responsabilidade das empresas de saneamento se preocupar com o bem estar social. “Existem tecnologias que podem amenizar ou até mesmo eliminar os maus odores em ETEs. Em Potecas, devido à tecnologia adotada, é possível amenizar de forma significativa o problema, uma vez que esta estação, apesar de ter o tratamento por lagoas, tem a maior geração de gases odoríferos em pontos específicos, o que viabiliza técnica e financeiramente a adoção de sistemas de tratamento de odores”, ressaltou. Entretanto, Sant”Ana acredita que seja necessário a modernização do processo de tratamento de esgotos como um todo, e que uma nova ETE, com tecnologias mais atuais e melhores condições de controles operacionais, seja a melhor resolução.

Marcondes irá encaminhar a Casan e órgãos competentes, documento feito por um grupo de engenheiros da Acesa com parecer técnico, que ficará nos próximos dias, constando medidas que possam ser adotadas para amenizar a problemática de maus odores na ETE Potecas. “Precisamos melhorar urgente as condições de vida da população do bairro. Tenham a certeza que farei o que estiver no meu alcance”, completou o parlamentar.

Renata Furlanetto
Jornalista DRT SC 02836 JP
Assessoria de Comunicação
Deputado estadual Mário Marcondes
(48) 3221-2801 / (48) 9972-5902

Voltar