Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/10/2016 - 10h20min

Deputado Mário defende aumento do duodécimo para Udesc

Imprimir Enviar
Deputado Mario Marcondes com representantes da Udesc

O deputado Mário Marcondes (PSDB) recebeu, nesta semana, o vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, e de pronto aderiu ao movimento da instituição para aumento do duodécimo (o repasse mensal de recursos a que a universidade tem direito junto ao governo estadual) no patamar mais 0,17%.

O parlamentar concorda com o argumento utilizado por professores, alunos, técnicos e lideranças para potencializar a disponibilização de cursos à distância.

“Neste mundo cada vez mais conectado na esfera virtual e cada mais congestionado na vida real do trânsito em praticamente todos os lugares, os cursos à distância permitem o acesso de muito mais estudantes ao conhecimento. Encampei a ideia e vamos lutar para concretizar o aumento do duodécimo,” argumenta Mário Marcondes.

Atualmente, a Udesc recebe 2,49% da Receita Líquida Disponível (RLD), que é uma soma da arrecadação de impostos estaduais. O propósito é ampliar o repasse, chamado duodécimo, para 2,66%, ou seja, mais 0,17%.

No ano passado, a Udesc recebeu um total de R$ 326 milhões para investimentos, custeio e folha de pessoal. De acordo com os cálculos da instituição, mais 0,17% significam R$ 18 milhões anuais, que já entrariam no orçamento de 2017.

“Uma maneira de obter o aumento é reduzindo o percentual de um órgão que tem sobras anuais de recursos, como a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), já que o Poder Executivo está com seu orçamento totalmente comprometido,” projeta Zvirtes.

SAIBA MAIS
O acréscimo do repasse de recursos à universidade justifica-se pelo crescimento da instituição nos últimos anos em várias áreas, o que precisa de maior sustentação financeira. Em 2005, por exemplo, a Udesc oferecia oito cursos de mestrado. Hoje, são disponibilizados 30 mestrados e 12 doutorados.

A universidade também oferece o curso de Pedagogia a Distância, com o apoio de 28 polos regionais por SC, e formou mais de 600 pedagogos no ano passado. A partir de 2017, haverá as graduações a distância em Administração Pública, Biologia e Informática e a Especialização em Gestão Pública.

Fabian Lemos
Jornalista profissional – DRT-SC 01187 JP
48 9830-9943

Voltar